Hoje, muitas empresas estão usando a análise de dados para aproveitar ao máximo as informações disponíveis e melhorar suas estratégias de negócios. A análise de dados, se usada corretamente, oferece uma vantagem competitiva sobre outras empresas do setor, permitindo que as organizações identifiquem novas oportunidades e aproveitem seus insights para tomar decisões estratégicas.
Com dados, você consegue entender onde melhorar nas vendas e onde focar no mercado. Portanto, as empresas têm procurado novas tecnologias que ajudem a atrair seu mercado-alvo e impulsionar suas marcas. Segundo um estudo da MicroStrategy com base nos resultados de um estudo do McKinsey Global Institute, as empresas orientadas por dados têm 20 vezes mais chances de adquirir novos clientes e seis vezes mais chances de mantê-los.
Os dados podem ajudar as empresas a aumentar sua base de clientes, prever tendências de vendas, melhorar o atendimento ao cliente e gerenciar estratégias de marketing. Para transformar esses dados em informações valiosas, será necessária a Internet do Comportamento [IoB].
O que é a IoB, Internet do Comportamento?
A sigla IoB significa Internet of Behaviors em inglês, que traduzido podemos tratar como Internet do comportamento. Seu conceito é sobre a coleta e uso dos dados coletados para obter informações valiosas, preferências e interesses dos clientes.
Os dados podem ser coletados por tecnologias que acompanham o comportamento dos seus clientes em sites, redes sociais ou que fazem análises de público e de mercado. Essas informações são posteriormente aplicadas pelas empresas para comercializar seu produto e para alterar o comportamento e os padrões de consumo de um usuário. Além disso, ajuda a criar um modelo de negócios baseado em uso e comportamento que ajuda as empresas a entrar na mente dos clientes por meio do mapeamento perfeito da jornada do usuário e fornecer a eles o que eles têm buscado.
Por que a Internet dos Comportamentos [IoB] é importante para o Marketing?
Assim como já citamos antes, os dados são muito importantes para a empresa, principalmente dados específicos do seu público-alvo. A IoB pode ser usada como uma poderosa ferramenta de marketing e vendas pelas empresas. Isso ajuda as empresas a entender seus clientes e a criar novas estrategeias para promover seus produtos.
Algumas das vantagens da IoB são: fornecer insights sobre o comportamento de compra passado e atual de um cliente, estimar o comportamento futuro, influenciar os clientes a comprar mais produtos e serviços, melhorar a experiência do usuário com base nesses dados e, assim, resolver os problemas de vendas.
Como aplicar a IOB para o segmento B2B?
Quando se pensa em dados, pode-se pensar muito em dados de consumidor para empresas B2C, pois muitas vezes parece ser mais fácil monitorar pessoas do que empresas. Porém, o comportamento de empresas pode ser facilmente analisado a partir da concorrência e produtos.
Além disso, os dados podem gerar mais valor as suas vendas para ajudar a conhecer em quais regiões do Brasil ou países atuar, entender seu ticket médio, qual o porte das empresas focar e assim por diante. Por isso, o IoB é o futuro do marketing e das vendas.