Com a evolução da tecnologia e a migração de negócios para o ambiente digital, cresce a demanda por armazenagem e gestão de dados na nuvem. E a estimativa para 2022 é de que a quantidade de dados corporativos armazenados na nuvem ultrapasse os dados alocados em infraestrutura física em 60% segundo a empresa de análise de dados Statista.
O grande fator para essa mudança está relacionado ao aumento do volume de dados e com isso, à adaptação das empresas quanto ao novo modelo dessa gestão tanto de seus negócios quanto de suas equipes remotas ou híbridas. Esse comportamento demanda maior atenção à gestão de diferentes ambientes provenientes de variados fornecedores de recursos na nuvem o que torna um desafio para as empresas ao gerirem esses recursos com segurança e produtividade.
Mudanças nesse cenário são necessárias para que as empresas mantenham a sua produtividade e competitividade frente ao mercado. De acordo com o Gartner, até 2025 os gastos com computação em nuvem nos segmentos de software de aplicativos, de infraestrutura, serviços de processos de negócios e tecnologia de infraestrutura de sistemas superarão os gastos em soluções de TI tradicionais nas mesmas categorias.
O conceito Multinuvem já é fator presente entre as empresas e de acordo com os dados de estudo apontados acima, sua importância nos negócios será cada vez mais relevante a fim de melhorar os processos, aumentar a produtividade por escala, gerar mais oportunidade de negócios beneficiando mais empresas e o mercado.
Desafios da gestão dos dados em ambientes multinuvem.
Toda mudança dispõe benefícios e também demanda desafios. Como citamos acima, gerir ambientes multinuvem requer flexibilidade e atenção principalmente, à segurança das informações.
A possibilidade de migração de todas as atividades para o ambiente na nuvem já é uma realidade, porém, algumas empresas – principalmente as de grande porte – mantém uma parte significativa de seus dados em ambientes físicos por essa migração ainda demandar alto custo, além de optarem por manter a segurança de algumas informações armazenadas em hardware. É então onde o conceito de nuvem híbrida passa a fazer parte da gestão daquela corporação.
À medida que variados serviços de nuvem surgem no mercado, os desafios de gestão tornam-se cada vez maiores, pois, automatizar o gerenciamento de dados em ambientes multinuvem irá requerer das equipes de TI atenção redobrada e capacitação quanto à proteção à integridade das informações. Passa-se então a contar com recursos mais robustos de proteção a invasões de ransonwares e demais ameaças, além de voltar à atenção a regulamentos mais rigorosos relacionados a lei geral de proteção de dados (LGPD).
Outro fator importante se dá pela aquisição por tecnologias mais avançadas que contribuirão para a melhora da gestão de todos os processos multinuvem, como: sistemas de automação, tecnologias aliadas ao aprendizado de máquina (machine learning) além de recursos de podem ajudar na prevenção a ofensivas externas.
Benefícios da utilização de multinuvem.
Um os principais fatores benéficos para as empresas que adotam os recursos de multinuvem como principal gerenciador de seus negócios é a otimização da infraestrutura, pois, essa estratégia permite reunir diversos recursos de diferentes provedores em um único ambiente, o que facilita o controle e melhora a visão entre todas as áreas, além de reduzir tempo, aumentar a escalabilidade e baixar o custo com processos físicos muitas vezes morosos e burocráticos.
A facilidade de acesso aos processos reduz a latência na operação passando a um desempenho maior entre os usuários comparado aos recursos tradicionais. A prevenção a perda de dados é outro fator que beneficia o uso da multicloud, além de reduzir o tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem é também, uma opção segura quanto à ocorrência de bloqueio por parte de algum fornecedor da nuvem, caso venha executá-la.
Outros fatores que beneficiam a gestão por multinuvem estão entre os principais adotados pelas empresas no momento da tomada de decisão pela aquisição dessa estratégia:
- Integração de diferentes soluções / serviços em um único ambiente;
- Tecnologias padronizadas;
- Escalabilidade dos processos – desburocratização;
- Uso de recursos com maior flexibilidade e acesso;
- Monitoramento e acompanhamento dos processos de maneira mais autônoma;
- Redução de custos e aumento da produtividade.
A adoção da multinuvem como recurso para sua empresa permite mais flexibilidade e competitividade no mercado, garantindo que sua empresa disponha de autonomia para atender a diferentes demandas do seu público-alvo. Nós da agência Manti – uma empresa 100% home based – utilizamos de recursos multinuvem além de ser especializada no atendimento a empresas de tecnologia, e por esse motivo, estamos sempre atentos às novas tendências!