A assessoria de imprensa para empresas de TI é uma parte importante da estratégia de comunicação. Ela é responsável por diversos aspectos da gestão de marca da organização, garantindo um bom relacionamento com a imprensa e diversas outras vantagens.
Existem duas maneiras de ter esse serviço à sua disposição:
- Contratar um jornalista especializado
- Contratar uma agência
O primeiro caso é o menos comum, devido aos custos envolvidos e também pela expertise acumulada em um espaço de agência. No segundo caso, além de possibilitar um custo reduzido – se comparado à contratação de um profissonal específico – garante uma maior abertura com os veículos jornalísticos.
A assessoria será responsável, principalmente, pela interação com esses veículos e, por isso, uma agência que tem outros clientes e mais conhecimento do mercado pode encontrar melhores pautas.
Entretanto, essa análise precisa ser feita junto ao seu time e, claro, levar em conta os objetivos do seu negócio.
As vantagens de ter uma assessoria de imprensa para empresas de TI
Como já comentamos por aqui, a assessoria de imprensa para empresas de TI consegue elevar o nível da sua marca para outro patamar, fazendo com que ela seja mais conhecida e lembrada.
Vamos entender as 5 vantagens de ter esse serviço no seu negócio:
- Presença na mídia
A assessoria de imprensa é um braço importante na estratégia de marketing e comunicação de empresas de TI porque facilita a disseminação de produtos e soluções na grande mídia.
Isso é um ponto relevante pois, na maioria dos casos, os produtos oferecidos em tecnologia não são tão intuitivos. Ou melhor: as pessoas não reconhecem que precisam deles.
Assim, fica mais fácil educar os leads – junto a outras estratégias, como Inbound Marketing, claro.
2. Visibilidade do produto/serviço
Ao ajudar no reconhecimento do problema, automaticamente o seu produto ou serviço estará em destaque.
Quando você tem mais pessoas lembrando da sua marca, fica mais difícil elas se atraírem pela concorrência.
3. Construção da marca como referência na área
Ao aparecer mais na mídia, a sua marca começa a ser vista como referência na área, principalmente se as pautas trouxerem um porta-voz da empresa.
Dessa forma, seu negócio se posiciona com destaque no mercado, garantindo cada vez mais holofotes.
4. Divulgação de lançamentos
Quem trabalha com softwares sempre passa por lançamentos frequentes, principalmente de atualizações. Se esses lançamentos forem novidade para o mercado, ninguém melhor do que uma assessoria para divulgá-los.
É nesse momento que você consegue atingir um grande público e, com uma marca já bem construída através de pautas com porta-vozes, entrevistas com CEO e outras estratégias do tipo, fica ainda mais fácil fazer lançamentos únicos ou de melhorias que chamem atenção de possíveis clientes.
5. Gerenciamento de crise
O gerenciamento de crise não é algo pelo que uma empresa pretende passar, mas precisa estar preparada caso aconteça. Nesse momento, ter uma assessoria bem preparada pode evitar grandes desgastes e preservar todo o trabalho de marca construído até então.
E você? Já tinha alguma ideia sobre a importância desse serviço? Se ainda tiver dúvidas ou quiser trocar uma ideia sem compromisso, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudar.