6 estratégias de marketing para empresas de TI usarem hoje

6 estratégias de marketing para empresas de TI usarem hoje

Se você trabalha na gestão de uma empresa de tecnologia ou é dono de uma, vai gostar de saber que existem estratégias de marketing para empresas de TI que podem ser colocadas em prática ainda hoje. 

Sim, as estratégias demandam tempo para serem executadas, mas você pode fazer pequenos testes e saber quais delas dão mais certo. O objetivo em não deixar o seu marketing “parado” é simples: quem não é visto, não é lembrado.  

Como conseguir mais clientes para o seu negócio se os atuais não são seus fãs e os possíveis clientes não chegam até sua empresa? A melhor opção é garantir que a sua marca esteja sendo divulgada. Por isso, opte por pelo menos uma dessas 6 estratégias

  • Manter as redes sociais atualizadas 

As redes sociais são os cartões de visita da sua empresa. De nada adianta sempre oferecer um ótimo serviço e não divulgá-lo. Ah! E é importante ficar atento de que cada rede tem a sua função. Como no início é provável que você tenha pouco suporte para mantê-las atualizadas, escolha a que melhor se enquadra nas suas necessidades. Quer entender qual delas é mais estratégica para começar? Leia o post: Redes sociais para empresas: um guia sobre qual delas escolher. 

  • Oferecer materiais educacionais gratuitos 

O oferecimento de materiais gratuitos tem um viés marketeiro por trás: eles não serão 100% gratuitos. Em troca, peça o email do seu lead. Mas antes de tudo, descubra uma dor latente nos seus possíveis clientes e crie um material (seja um ebook, infográfico, planilha ou até mesmo um webinar/aula grátis) que possa servir de apoio educacional para solucionar o problema do seu cliente. Se a sua empresa já estiver com as redes sociais definidas e atualizadas, esse pode ser um ótimo caminho para divulgação. 

  • Nutrir os leads via email 

Depois de conseguir os emails em troca do material, você precisa construir um relacionamento com esse lead. Como? Através de mensagens de valor, que ajudem ele a perceber como a sua empresa é estratégica para solucionar os problemas que ditaram o interesse no material educacional gratuito, por exemplo. É isso que chamamos de nutrição: criar uma régua de relacionamento com vários emails para avaliar se seus leads estão interagindo ou não com a sua empresa. 

  • Investir em tutoriais em vídeo 

Sua empresa tem um produto que pode render explcações sobre como ele funciona? Invista em tutoriais para serem publicados no YouTube, por exemplo. Se o seu produto resolve um problema, nada melhor do que mostrá-lo, na prática, resolvendo esse problema, certo? O mercado brasileiro gosta do que é grátis, e se você puder convencer seu lead, em uma única demonstração de que a sua empresa é a melhor escolha, saiba que o seu CAC (custo por aquisição) vai reduzir bastante! 

  • Fazer parceria com influenciadores da área 

A depender do seu produto e também do seu público, é possível fazer parcerias com influenciadores! Diferentemente do que se pensa, eles não são apenas para as marcas B2C. Pelo contrário: hoje já existem diversos influenciadores nas áreas de negócios, finanças, SaaS, tecnologia e muitas outras áreas. Provavelmente até você já segue algum. Agora, é só buscar quem melhor se enquadra no tom de voz da sua marca. 

  • Investir em relacionamento com clientes promotores 

Já ouviu falar que manter um cliente é 5x mais barato do que conseguir um cliente novo? Por causa disso, é importante lembrar com um carinho especial de quem está muito próximo ou de quem já é fã da sua marca. Se você tem um sistema de NPS, faça uma comunicação específica com os clientes promotores e, se possível, crie uma ação de engajamento. Seja enviando brindes ou mesmo algum email personalizado. Com certeza isso vai encantá-los. 

Mas se mesmo depois de todas essas dicas você precisar de um apoio da alta gestão e encontrar dificuldades para convencê-la a investir em marketing, acesse o nosso artigo sobre Como influenciar seus gestores de TI a investir no marketing digital B2B?  e conheça o passo a passo de como fazer isso.  

E se a sua empresa quer investir em marketing mas não consegue nenhum tipo de auxílio interno para isso, entre em contato conosco e saiba como podemos trabalhar juntos.