No mundo das marcas, existe o branding e o rebranding. O primeiro, trata sobre posicionamento: como a marca vai se comunicar e se portar diante de determinadas situações.
Esse é um processo que acontece, muitas vezes, durante um lançamento de um novo produto ou serviço, ou mesmo quando uma empresa nova está crescendo no mercado.
Já o rebranding, é uma estratégia de reposicionamento de marca, que acontece por diversos motivos diferentes. Muitas pessoas acreditam que essa mudança só deve existir quando a empresa está com a imagem ‘manchada’, mas existem outros fatores envolvidos.
Um deles é a inserção em novos mercados, ou mesmo a necessidade de ampliar sua participação no mercado já existente.
Quer um exemplo? Aqui trazemos o caso da Skol. Como marca de cerveja, bastante conhecida pela objetificação da mulher, poderia se reposicionar em um mundo cada vez mais feminista e igualitário, após anos de mensagens machistas, até com apologia ao assédio?
Esse foi um trabalho de rebranding, que começou com ações pontuais e se prolonga até hoje, com propagandas mais diversas e menos apelativas.
Como fazer o rebranding da sua empresa
Preparar um diagnóstico do branding atual
Para que a sua empresa possa estruturar um novo posicionamento de marca, é necessário compreender como está o posicionamento atual.
Para isso, faça um levantamento do tom de voz, das mídias utilizadas e da percepção do seu público sobre a marca. Depois, crie um briefing por escrito com os direcionamentos do que espera ser modificado.
Trabalhar a identidade visual
A identidade visual é uma fase muito importante para o rebranding, pois é nela que você consegue chamar mais atenção do seu cliente. Muitas pessoas acham que é só mudar as cores ou a logomarca, mas vai muito além disso.
A identidade visual é tudo aquilo que a sua marca comunica visualmente, então precisa ser bem pensado e estruturado para que aconteça, realmente, um reposicionamento.
Por isso, é necessário que profissionais qualificados estejam no processo, escolhendo as cores que vão de acordo com a mensagem que se quer comunicar. Isso serve também para ícones, logotipo, etc.
Escolher os canais relevantes
Hoje, existem diversas maneiras de colocar a sua marca à mostra. Entretanto, ao escolher os canais de divulgação, lembre-se de criar um cronograma a fim de gerar expectativa para seu relançamento.
Além disso, pensando a longo prazo, tenha em mente quais os tipos de mídia melhor se encaixam na sua estratégia. Afinal, realizar uma mudança desse porte e não fazer um bom ‘barulho’ em cima não faz sentido.
Monitorar os resultados
Ao monitorar os resultados da sua campanha de rebranding, entenda que esse é um processo de longo prazo. Ou seja, não espere ótimos resultados – principalmente de conversão – de imediato, pois esse não é o foco. O principal indicador que você deve levar em conta é o de awareness, ou seja, o reconhecimento que o público tem da marca. E claro, considerando sempre o tempo médio da campanha.
Na hora de analisar os dados, também, não se esqueça de que é importante ter ações já planejadas para outros momentos, tendo em mente que o reposicionamento de marca precisa ser efetivado ao longo do tempo.
Um trabalho de rebranding precisa ser feito a quatro mãos: empresa e agência. Um plano bem estruturado, com etapas definidas e objetivos claros para a mudança são essenciais. Quer saber mais sobre ou assunto ou entender como essa estratégia pode funcionar para o seu negócio?
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