É inegável que as redes sociais para empresas são um terreno fértil para o desenvolvimento de novos negócios. Entretanto, com tantas opções, qual delas escolher?
Aqui, criamos um verdadeiro guia para que você consiga entender quais as vantagens de cada uma, como se posicionar e quais redes priorizar.
Panorama geral das redes
O Brasil fica em terceiro lugar quando o tema é uso de redes sociais. São cerca de 3 horas e 42 minutos diários nesse espaço virtual, segundo dados do Hootsuite e WeAreSocial, de 2021.
Algumas dessas redes já estão no mercado há cerca de 10 anos, e outras nasceram recentemente e estão em forte ascensão – merecendo, portanto, a atenção da sua empresa. Acompanhe nossas dicas e saiba como se posicionar em cada uma delas:
Segundo o levantamento da Opinion Box (2022), 45% dos brasileiros utilizam o Instagram para conversar com empresas. Esse dado mostra a importância de estar presente dessa rede, considerando sua principal característica de uso: o entretenimento.
O que fazer:
- Valorizar a estética das fotos e dos vídeos
- Conteúdos simples e descomplicados
- Equilíbrio entre os “memes” e informações mais sérias ou técnicas
Quais recursos explorar:
- Stories, investindo nas interações como caixas de perguntas ou enquetes
- Reels, vídeos curtos e visuais, explorando as músicas do momento
Principais métricas para ficar de olho:
- Comentários
- Salvamentos
- Compartilhamentos
O LinkedIn é uma plataforma profissional que possibilita uma aproximação real de bons talentos com a sua empresa. Por isso, é o espaço perfeito para mostrar a missão, visão e os valores do seu negócio.
Na área comercial, é uma rede social válida para posicionar seu produto ou serviço como referência no mercado.
O que fazer:
- Para o comercial – foque em newsletters semanais ou quinzenais com informações sobre o mercado onde sua empresa atua.
- Para atração de talentos – mostre benefícios, explore a experiência dos funcionários com posts descontraídos
Principais métricas para ficar de olho:
- Curtidas
- Comentários
- Alcance
Apesar de ter perdido espaço para o Instagram, ainda é a rede com mais usuários no Brasil e pode ser útil para a sua empresa se bem utilizada.
O que fazer:
- Foque nas comunidades. O Facebook se tornou um espaço especial para pessoas com interesses em comum – então, essa pode ser a oportunidade da sua empresa criar um hub de inovação e networking com gestores e empreendedores do mercado em que atua.
Principais métricas para ficar de olho:
- Comentários
- Compartilhamentos
YouTube
Se a sua empresa vende algum produto, principalmente no modelo SaaS, o YouTube é uma rede importante: lá, você vai explicar a utilização do seu produto e também dar dicas para seus usuários.
Além disso, estando presente nessa rede social, você consegue se utilizar da estratégia de marketing de conteúdo (inbound marketing) para tornar sua marca mais relevante e, consequentemente, mais lembrada.
Principais métricas para ficar de olho:
- Média de tempo assistido
- Comentários
TikTok
Apesar de ser uma rede nova, foi ela quem mais cresceu nos últimos anos. Por isso, o TikTok se mostra como uma rede interessante para quem quer expandir o posicionamento da marca.
Lá, você deve se aproveitar de vídeos curtos, autoexplicativos e também descontraídos. Dica: se você vai utilizar o Reels do Instagram, pode replicar os mesmos vídeos no TikTok e ampliar sua audiência.
Principais métricas para ficar de olho:
- Curtidas
- Compartilhamentos
- Seguidores
E a sua empresa? Em quais dessas redes já está presente?
Para melhorar o seu posicionamento de marca e trabalhar com estratégias de sucesso para gerar bons resultados, contrate uma agência de marketing. Com ela, sua equipe consegue ter mais tempo para focar naquilo que é especialista – deixando a comunicação com quem tem profissionais especializados na área.