Valor percebido pelo cliente

Valor percebido pelo cliente: como aumentar sua percepção e impulsionar demanda

Para se destacar no mercado é importante entender: como você define o valor que é percebido pelo cliente? Como seus produtos e serviços mudam a vida dos seus clientes? Poucas empresas no mercado são capazes de responder a essas perguntas. E, no entanto, a capacidade de identificar o valor de um produto ou serviço para o cliente nunca foi tão importante. 

Para o mercado de TI – um setor de produtos e serviços de alta complexidade – as empresas devem sentir a necessidade de aderir a estratégias que agreguem alto valor. As soluções ofertadas por esse setor não são apenas vistas pelas empresas apenas com preço ou qualidade:  são levados em conta, principalmente, que o produto ou serviço adquirido resolva dores e preencha a lacuna do seu negócio frente ao mercado, geralmente em operações de larga escala e a longo prazo. Com variadas opções o mercado de TI busca por empresas que agregam valor consistentemente. 

Em geral, empresas visualizam valor em um determinado negócio quando estes tornam o seu fluxo de trabalho e relacionamento entre as empresas mais eficaz e com produtividade eficiente atendendo suas demandas – resultados que impactam diretamente nas entregas e no valor percebido pelos seus clientes. 

Como o valor percebido pelo o cliente é construído?

O valor do cliente não se resume a custo. Normalmente é desenvolvido por meio da solução que um produto ou serviço fornece para sua organização, os desdobramentos a médio e longo prazo, em quanto o investimento está trazendo de retorno, se há aumento de produtividade, segurança ou outros indicativos – só para citar alguns pontos. Importante ter em mente que o valor do cliente é subjetivo. 

Investir em uma solução que irá demandar alto empenho de ambas equipes (fornecedor e comprador), demandará muito esforço principalmente na integração dessas equipes no momento da implementação dessa solução, o que é um fator imprescindível para a percepção de valor – pois é nesse momento que o comprador sentirá como será essa entrega e seu relacionamento durante a vigência do contrato.  

Em sua essência, o marketing de valor agregado tem como principal objetivo entregar além do que seus clientes esperam. 

Por que o valor do cliente é importante?

Entregar valor é fundamental para manter relacionamentos de longo prazo com os clientes existentes e ganhar novos negócios. É uma parte importante para atender às necessidades e expectativas de cada negócio e aprender como eles mudam com o tempo. Saber como os clientes se sentem em relação ao seu produto e à experiência de serviço que você oferece é fundamental para fidelizar e aumentar o valor da vida útil de quem já aderiu à sua solução – além de contribuir para construção de cases de sucesso, gerar mídia espontânea e atrair mais potenciais clientes para sua empresa. 

Fechar negócios importantes, que envolvam a área de TI, não se baseia apenas em ações de comunicação, mas necessita de uma relação construída com diversas estratégias. Entre elas, a demonstração de autoridade no segmento, transparência com relação a processos e métodos, parcerias certificadas nacional e internacionalmente, por exemplo. 

Além disso, quando os clientes sentirem que sua empresa tem os interesses alinhados com os deles, eles escolherão fazer negócios com você. As relações emocionais estabelecidas com uma estratégia de valor agregado são um grande diferencial e ajudam a manter os clientes envolvidos com a identidade de sua marca. 

9 dicas para aumentar o valor do cliente

Agir com base no feedback é tão importante quanto obtê-lo. Levar a sério o feedback do cliente mostra aos compradores que você se preocupa com eles e está comprometido em fornecer uma boa experiência, o que pode ajudar a aumentar a satisfação. Portanto, use o feedback para identificar áreas de melhoria e formular um plano para agregar mais valor.   

  • Personalize suas interações de suporte 
  • Forneça opções de suporte multicanal 
  • Crie um programa de integração robusto 
  • Priorize o sucesso do cliente 
  • Aborde padrões em problemas de suporte 
  • Certifique-se de que os clientes saibam que você os ouviu 
  • Encontre oportunidades para surpreender  
  • Reconheça e recompense a fidelidade do cliente 
  • Divida estratégias de maneira clara e assertiva 

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