Quem está à procura de uma consultoria de marketing digital com certeza está precisando melhorar seus resultados no marketing. Entretanto, antes de considerar a contratação, é necessário entender o quanto você está disposto a se comprometer com esse projeto.
O que queremos pontuar com isso são três perguntas básicas:
- Qual é o nível de maturidade de marketing digital do meu negócio?
- Qual é o meu tempo disponível para essa implementação?
- Quem será responsável por tocar esse projeto na empresa?
Muitos gestores sabem da necessidade de contratar uma consultoria de marketing digital, mas poucos são aqueles que conseguem se integrar ao projeto. Por isso, é importante que exista alguém (senão você) responsável por isso.
Aqui vamos comentar sobre esses e outros cuidados que você deve ter antes de contratar a consultoria.
Consultoria de Marketing Digital: 5 cuidados antes de contratar
Na hora de contratar uma consultoria de marketing digital, fique atento aos seguintes pontos:
- Definição do responsável dentro da empresa
Quem busca por uma consultoria geralmente pensa na melhoria que o projeto trará para a empresa. Entretanto, é raro se organizar internamente para que isso ocorra. Em outras palavras: não coloque a carroça na frente dos bois. Antes de fechar com uma consultoria, converse com o time interno ou organize a sua agenda para que haja pelo menos 5 horas semanais para se dedicar a esse projeto. Isso será decisivo para o sucesso das implementações.
- Escolha a consultoria com base nos resultados e nas implementações feitas
Se o seu time interno já está avisado, cuidado agora na hora de escolher a consultoria. Hoje, muitas pessoas se vendem como especialistas no assunto – mas nunca tiveram nenhum resultado real na área. Por isso, antes de fechar contrato, busque pelos resultados, pelas implementações e pelo histórico da consultoria ou do profissional que irá realizá-la na sua empresa.
- Definição do escopo e dos objetivos do projeto
Com a consultoria definida, defina junto a ela o escopo e os reais objetivos do projeto. Antes mesmo de realizar o primeiro pagamento, alinhe expectativas e exponha as suas necessidades e interesses principais para que o profissional possa desenhar a melhor experiência possível dessa implementação. As estratégias de comunicação e marketing não funcionam como uma receita de bolo e, por isso, é preciso que se tenha cuidado ao iniciar esse tipo de projeto.
- Alinhamento de prazos
Além do escopo, os prazos para a implementação são muito importantes, pois é com base neles que você vai começar a ter uma perspectiva de resultados reais para sua empresa. Sendo assim, tenha um calendário organizado com as ações especificadas junto à consultoria.
- Treinamento e capacitação dos responsáveis
Com o escopo e os prazos alinhados, é a hora de treinar e capacitar os responsáveis sobre o que será esperado deles. Como já falamos, em toda consultoria é importante que exista uma pessoa da empresa responsável por conduzir as ações, sendo o ponto focal do projeto. Entretanto, muitas vezes essa pessoa não entende a dimensão da importância do seu trabalho – e isso é muito importante quando se está iniciando uma nova área na organização. Esse profissional, portanto, será o facilitador e o disseminador dessa nova cultura digital, e ele precisa estar ciente disso.
A consultoria de marketing digital é um importante passo para a sua empresa, mas que precisa ser bem estruturado. Esse projeto é um investimento alto, e precisa ser tratado da melhor maneira possível. Por isso, engaje seu time e entre de cabeça para construir um novo momento de resultados positivos no seu negócio.
Ainda tem dúvidas se a consultoria é realmente para você? Fale com a gente!