Marketing de Conteúdo: aumente o faturamento da sua indústria B2B

Marketing de Conteúdo: aumente o faturamento da sua indústria B2B 

Acelere suas vendas na indústria B2B com estratégias altamente eficazes, criando conexões com seu público-alvo e divulgando sua marca.  

No cenário corporativo atual, em que a competitividade se intensifica a cada dia, as indústrias B2B (business-to-business) precisam enfrentar um desafio constante: aumentar o faturamento enquanto conquistam uma posição de destaque no mercado. 

Aliado a isso, surge um outro obstáculo: as ações tradicionais de marketing passam a mostrar sinais de limitação. Para acelerar o crescimento financeiro e se destacar neste mercado complexo, as empresas estão buscando abordagens inovadoras e personalizadas.  

Neste artigo, você descobrirá que sua indústria B2B também pode elevar o faturamento por meio do Marketing de Conteúdo.  

Aproveite a leitura e invista nas estratégias certas! 

O que é Marketing de Conteúdo para Indústria B2B.  

Sua indústria pode atingir novos patamares com o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia tem a finalidade de planejar, criar e distribuir conteúdos relevantes para atrair consumidores que estejam interessados no seu produto ou serviço. 

Quando falamos em Indústrias B2B, o conceito se aplica ao fornecer informações, insights e soluções de maneira informativa. A ideia central é educar o público e, com isso, despertar a confiança e construir autoridade no seu segmento por meio da entrega de valor.  

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar empresas B2B? 

O marketing permitiu eliminar fronteiras. Hoje as marcas podem fechar negócios e vender seus produtos para consumidores de toda parte do mundo, de forma mais rápida e prática. No entanto, nada disso acontece do dia para a noite, é preciso estabelecer uma relação de confiança com sua audiência.  

Mas como ganhar credibilidade e atingir o público certo? Nesse cenário, o Marketing de Conteúdo se tornou um aliado poderoso. Quando usado estrategicamente, não apenas atrai a audiência qualificada, como também impacta positivamente toda a jornada de compra do consumidor.  

Conheça alguns dos benefícios do Marketing de Conteúdo:  

  • Acelera o processo de decisão de compra; 
  • Melhora a comunicação com o público; 
  • Auxilia na construção de relações de confiança entre cliente e indústria; 
  • Aumenta a autoridade da marca; 
  • Contribuir para geração de leads mais qualificados; 
  • Possibilita mensuração e análises precisas; 
  • Atração por meio do tráfego orgânico; 
  • Apoio a jornada de compra.  

Agora que você já sabe por que deve investir em Marketing de Conteúdo, prossiga sua leitura e descubra como colocar tudo isso em prática.  

Elabore agora mesmo um bom plano de Marketing de Conteúdo 

Como vimos até aqui, o Marketing de Conteúdo deve fazer parte das estratégias das indústrias que desejam aumentar seu faturamento e elevar a autoridade da marca.  

Abaixo separamos os tópicos que não podem faltar em um bom planejamento estratégico.  

Objetivos 

Um dos maiores, e piores, erros que uma empresa pode cometer quando o assunto é marketing é trabalhar às cegas. 

Mas o que isso quer dizer? Que você precisa definir seus objetivos e, a partir deles, direcionar suas ações para atingi-los.  

Em outras palavras, suas estratégias devem ser guiadas para onde você deseja chegar. Assim, os conteúdos são elaborados com um propósito e devem estar alinhados com o planejamento do negócio. Portanto, defina metas e monitore seus resultados.  

Persona 

O mercado B2B é mais complexo que o B2C. Há alguns anos, antes da adesão em massa da internet, o único elo com o cliente era o vendedor. Por isso, o processo de vendas era extremamente difícil e demorado. 

Mas o jogo mudou, e o Marketing de Conteúdo assume papel decisivo para preparar o consumidor para o processo de compra. Por isso, é imprescindível que você construa conteúdos para serem publicados nas redes sociais que conversem com o público certo. 

Para isso, estude seus clientes, entenda quais as suas necessidades e porque seus produtos ou serviços são as soluções perfeitas para suas dores. Mas nada de informações genéricas. 

A buyer persona é a representação do seu cliente ideal, levando em conta insights avançados, como dores, desejos, hábitos etc.  

Estude a jornada de compra 

Lembra quando falamos que o Marketing de Conteúdo ajuda no processo de venda? Pois bem, é necessário entender a jornada de compra do seu cliente para escrever conteúdos para cada etapa do funil.  

Isso significa que há estratégias específicas para quem está tomando contato agora com seu negócio, para aqueles que já conhecem seus produtos ou serviços e ainda estão em processo de decisão de compra e para aqueles que já sabem que precisam daquilo que você oferece, mas, quer sentir ainda mais confiança em fechar o negócio. Em outras palavras, essa estratégia tem o objetivo de atrair o lead e levá-lo em direção à compra para que ele não desista no meio do caminho.  

Crie um calendário de conteúdo 

Sem planejamento suas estratégias serão em vão. Estabeleceu seus objetivos, estudou o mercado e seus correntes, criou sua buyer persona? Então, mão na massa! 

Chegou a hora de desenvolver o planejamento estratégico em cima de tudo que foi visto até aqui. Ou seja, o momento de definir formatos, canais e temas, além de realizar a distribuição dos conteúdos produzidos de forma inteligente.  

Vale apostar em materiais ricos (como e-books e white papers), blogs, e-mail marketing, posts para redes sociais, dentre outros formatos. 

Acelere o crescimento da sua indústria B2B com uma agência especializada 

Quando nos aprofundamos no papel do marketing de conteúdo no crescimento das indústrias B2B, fica claro que é se trata de uma peça importante para a construção de uma marca de sucesso. 

Como você pode ver, para essa estratégia atingir sua finalidade – geração de leads qualificados e mais vendas – é necessário expertise, recursos e dedicação. É neste contexto que uma agência especializada desempenha função transformadora.  

A Manti entende como ninguém a dinâmica única das indústrias B2B e tem experiência avançada para elaborar um planejamento completo sob medida para seus objetivos e desafios.  

Deixe tudo nas mãos de uma equipe completa, desde o processo de estudo da sua empresa e mercado, passando pela criação de conteúdos de qualidade, até otimização para mecanismos de busca e análise de resultados. Tudo isso com uma abordagem focada no aumento do faturamento da sua indústria.  

Entre em contato conosco e descubra como nossos serviços podem impulsionar o seu negócio. Acesse http://localhost/manti/contato/