O marketing B2B tem ganhado bastante espaço dentro das estratégias comerciais, principalmente pela possibilidade de garantir leads passivos. As empresas que vendem para outras empresas costumam ter um ticket médio bastante elevado – e isso prolonga o processo de vendas. Por isso, ter um marketing bem estruturado pode ajudar.
Mas quais seriam essas estratégias do marketing B2B para ajudar no processo de aquisição de novos clientes?
Sabendo que o processo de qualificação de vendas B2B é maior, devido ao valor agregado ao produto ou serviço, as empresas podem investir em conteúdo. Como assim? Vamos pensar no processo de compra:
Onde as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço?
Hoje, qualquer pessoa que tem alguma necessidade busca no Google. Para produtos e serviços mais caros, principalmente, o nível de pesquisa é ainda maior – as pessoas passam mais tempo buscando informações. Sendo assim, você precisa estar bem ranqueado. O Google é, hoje, como uma grande cidade. As empresas de maior destaque são aquelas que aparecem na primeira página – que funciona como a avenida principal, com os aluguéis mais caros e com espaços mais disputados.
Todos sabem que para ter uma sede na avenida principal da cidade é preciso ser grande – ou pelo menos ter uma marca bem construída e um bom faturamento. Mas, diferentemente do mundo físico, no digital é possível “burlar” o sistema.
Para isso, entretanto, é preciso investir em autoridade. E autoridade, para o Google, significa seguir uma série de regras para que a sua empresa consiga chegar até a avenida principal.
Como o marketing B2B pode ajudar sua empresa a ser encontrada?
Quando alguém faz uma busca no Google, essa pessoa está usando uma palavra-chave. E ela funciona como uma lista telefônica (ranqueada não pela ordem alfabética, mas pela sua relevância). Ou seja, por mais que o seu serviço seja muito procurado, será que a sua sede (o seu site) está atrativa para os mecanismos de busca?
No digital, não é possível estar na primeira página se a sua “fachada” é feia ou mal construída. Por isso, separamos aqui algumas alternativas que mostram como o marketing digital pode ajudar:
Investir em conteúdo de blog
Os conteúdos de blog funcionam como um guia até a sua empresa. É como se você conseguisse direcionar o GPS para que todos passassem por ela sempre que buscassem pelo serviço que você vende. Ou seja, é um facilitador, um chamariz para que as pessoas possam conhecer mais sobre aquilo que você vende – e principalmente sobre o problema que elas querem resolver.
Realizar otimizações SEO e CRO
Se os conteúdos de blog funcionam como um GPS, as otimizações SEO (Search Engine Optimization) e CRO (Conversion Rate Optimization) trabalham como um carro, que leva os leads até seu site. Ou seja, é quem garante que o percurso até o seu site seja o mais rápido e certeiro possível.
Mesclar estratégias de mídia paga
E se estamos falando em velocidade para chegar até a sua empresa, que tal se teletransportar até ela? Com o auxílio da mídia paga, a sua empresa tem mais chances de aparecer na primeira avenida, ou melhor, na primeira página do Google. Mas diferentemente das outras estratégias, essa daqui demanda um investimento a mais de verba.
Você já usou alguma dessas estratégias para garantir que a sua empresa seja notada nos mecanismos de busca? Conta pra gente! E se ficou interessado nessas estratégias de marketing b2b, entre em contato e saiba como podemos ajudar.