Pense nas marcas mais famosas do mundo, ou aquelas que mais chamam a atenção. Sabe o que elas têm em comum? Todas possuem uma personalidade de marca (ou brand personality) bem definida, com uma comunicação marcante. Empresas B2B também precisam definir (ou encontrar) a brand personality para uma comunicação assertiva e eficaz.
Qual a importância da personalidade de marca?
A personalidade de marca pode parecer irrelevante ou pouco necessária para empresas B2B ou, especialmente, empresas de tecnologia.
Mas o que os estudos na área mostram é que a brand personality é essencial em todos os ramos, já que humaniza a comunicação e aproxima os públicos.
Segundo pesquisa realizada pelo Gartner, 78% dos consumidores afirmam pagar mais por um produto ou serviço caso a experiência com a marca seja memorável. Como chegar lá? Investir na comunicação de marca.
Definir a personalidade de marca é uma maneira de destacar a sua empresa de T.I das demais. Vale o alerta: caso o seu negócio não defina, um concorrente definirá, e você deseja ter investido na brand personality antes.
Como estratégia de negócios, a personalidade de marca define o tom da comunicação, os canais a serem utilizados, orientações para o design de marca e até orientações para cultura interna da empresa.
Quais são os benefícios de ter uma personalidade de marca bem definida?
Com uma personalidade de marca bem feita e fiel aos valores e missão da marca, a empresa pode se beneficiar de mais relevância perante ao público e mais engajamento nos conteúdos postados. Além disso, pode contar com consistência e coerência nas estratégias da marca, e mais fidelização do consumidor.
Mas o que é personalidade de marca?
Se a sua marca fosse uma pessoa, como se comunicaria? Quais seriam seus hobbies? Como ela se comportaria com seu público? Ao definir a personalidade da marca, consumidores próximos e alinhados com os valores e visão da empresa se aproximam, enquanto os outros se afastam.
Como definir ou encontrar a personalidade de marca da sua empresa b2b?
Pode ser que a sua marca já tenha uma personalidade própria definida. Nesse caso, a saída é encontrá-la. A ajuda de uma consultoria estratégica em comunicação e marketing pode ajudar nesse caso!
Algumas ideias para o momento da criação são:
- O uso de metáforas (se a marca fosse um animal, qual seria?)
- O uso de storytelling para contar a história da marca
- O uso do teste de eneagrama (entre os resultados possíveis, estão o perfeccionista, o prestativo, o bem sucedido, o romântico, o observador, o questionador, o sonhador, o confrontador e o preservacionista)
- A criação de uma persona
- A criação de um mural visual com imagens que representem a marca
- A criação da personalidade de marca como se fosse uma pessoa
A Agência Manti é uma agência de marketing 360 especializada em tecnologia. Continue lendo o nosso blog para descobrir mais sobre o assunto!