Quando se fala em ampliar o conhecimento sobre a marca e impulsionar vendas no segmento corporativo, novas ideias e boas práticas surgem a cada ano. Foi assim nos últimos 12 meses e não será diferente em 2024.
Se em 2023 vimos o fortalecimento de movimentos como a economia criativa e o uso recorrente da automação, o ano de 2024 nos reserva tendências que têm tudo para aprimorar suas atividades de marketing B2B.
A seguir, vamos refletir sobre quatro das tendências mais importantes do marketing B2B que, inevitavelmente, terão impacto direto ou indireto no seu negócio.
Spoiler: você deve estar pensando em coisas ligadas a automação, tecnologia ou inteligência artificial, mas nem todas as novidades estão relacionadas a esses conceitos. Vem conferir!
‘Desmarketização’: o marketing que não parece marketing
Vivemos tempos em que prevalecem a transparência e a naturalidade. O público espera movimentos genuínos, cheios de autenticidade, propósito e ações concretas que realmente tenham a ver com o posicionamento da sua marca e das pessoas que a constroem. No marketing B2B, que dialoga com um segmento repleto de metas desafiadoras, não há espaço para discursos superficiais.
É por isso que, mais do que propagandear mensagens positivas a respeito dos seus produtos e serviços, é preciso contar histórias reais que saibam valorizar sobressaltos e desafios – até que o objetivo final seja alcançado. Todas as empresas passam por altos e baixos e, dessa forma, preferem confiar em soluções reais – daquelas que, se não evitam que essas barreias surjam pelo caminho, ajudam diversos negócios a superá-las de forma menos turbulenta.
É nesse contexto que as ações de marketing B2B têm sido cada vez mais apoiadas por investimentos crescentes em marketing de conteúdo, que permitem uma abordagem muito mais próxima da realidade e das necessidades dos seus clientes.
Se você se comunicar com seu público usando uma linguagem informal, por meio de posts no blog e nas redes sociais, e-mails, newsletter e até mesmo linhas de diálogo no chatbot, você quebrará barreiras que o marketing tradicional não consegue superar – e ainda vai se conectar muito melhor com as pessoas que precisa impactar.
A hora dos micro e nano influenciadores
“Micro”, “nano” ou dos mais variados alcances, os influenciadores digitais podem manifestar uma visão capaz de engajar milhares de pessoas e que conta muito a favor das empresas, inclusive no segmento B2B.
Enquanto uma recomendação de um conhecido chega a influenciar 2 a cada 3 pessoas (66,6%), em média, um influenciador digital pode elevar essa estatística para 83%. Pensando em apoiar ações de marketing B2B, essa prática pode tirar proveito do alto potencial de engajamento de redes sociais como o LinkedIn, cada vez mais usada para impactar tomadores de decisão.
Empresas B2B precisam considerar parcerias e ativações com especialistas de nicho, que podem ajudar na adoção de softwares, serviços e consultorias. Uma opinião com uma demonstração em vídeo e outros formatos de mídia ou a participação em eventos, por exemplo, pode chegar a centenas de negócios interessados no seu portfólio e ter um peso considerável nos resultados da sua empresa. Já pensou nisso?
Especialista em IA: você vai precisar de um
O debate sobre a inteligência artificial ficou ainda mais aquecido com as novidades dessa grande inovação tecnológica em 2023, mas uma coisa está clara para o segmento B2B: a IA chegou não para atrapalhar, mas sim para te ajudar a ser mais produtivo.
Já estão disponíveis dezenas de aplicações potencializadas pela IA e que podem ajudar seu negócio a acelerar o crescimento. Isso também vale para o marketing B2B.
Por meio do cruzamento de dados em tempo real, a IA pode estruturar mensagens assertivas e desenhar ações capazes de impactar os decisores certos – e no momento em que eles estão à procura de uma solução como a sua. Imagine o quanto isso amplia as chances de conversão.
Mas como você pode incorporar os benefícios dessa nova realidade no seu negócio? Contando com o apoio de uma espécie de especialista em IA. Alguém que saiba explorar as vantagens competitivas desse conceito para otimizar ações de marketing baseadas em dados.
É claro que ainda há muito a ser estudado e desenvolvido quando se fala em inteligência artificial, mas a sua empresa não pode ficar alheia a essa evolução. A tendência é acessar pessoas dispostas a se especializar em IA e que ajudem o seu negócio a criar um ambiente propício para aplicar esse conceito, inclusive no marketing B2B.
Sim, pois o marketing em tempo real, praticado com base no comportamento do usuário, se tornará mais comum, com mensagens altamente personalizadas. Isso permite a criação de campanhas mais contextualizadas, que se ajustam instantaneamente às necessidades e desejos do público. Uma evolução que se tornou possível em uma realidade onde mais pessoas estão conectadas e onde existem mais dispositivos de IoT (Internet of Things) espalhados pelas ruas e cidades em geral.
Conteúdos gerados por executivos: a vez do C-level
Devido aos seus resultados reputacionais e financeiros, o conteúdo está se tornando uma ferramenta de influência também para um número crescente de executivos e sócios – os chamados ‘C-level’. Além de disseminar informação relevante nas páginas do seu negócio, vale muito a pena ter a própria liderança gerando e compartilhando conteúdo.
Não é por menos. Um estudo da consultoria Brunswick mostra que 1 em cada 2 colaboradores prefere trabalhar para CEOs que usam as redes sociais; e 3 em cada 4 pessoas confiam em um CEO que é ativo online. Além de reter talentos, os C-levels ativos em redes sociais podem estabelecer uma comunicação mais próxima com os stakeholders, incluindo clientes e prospects, e beneficiar resultados de empresas.
Mas não adianta fazer posts nas redes sociais sem que eles sigam uma estratégia bem definida, sem que tenham um toque humano (bem diferente do perfil corporativo) e sem que isso se torne um hábito recorrente. É preciso contar com o apoio de especialistas em marketing B2B para gerenciar o conteúdo produzido não apenas pelas empresas, mas também pelas lideranças à frente delas.
Em 2024, veremos um número ainda maior de executivos utilizando seu poder de networking e social selling para turbinar as marcas das suas empresas, contando para isso com a ajuda de copywriters e especialistas em ghostwriting (prática em que um escritor cria conteúdo, como posts, artigos ou textos diversos, em nome e crédito de outra pessoa – no caso, o executivo da empresa). Estamos falando, portanto, de uma estratégia que alimenta o “topo do funil” e cria um motor de conscientização da marca.
Ou seja: quem não se atentar a essa possibilidade deixará de gerar os resultados que uma boa estratégia de conteúdo é capaz de trazer para a empresa e para a sua própria influência como tomador de decisão.
Não perca a chance de explorar essas tendências e atrair mais clientes. Para isso, conte com o suporte de uma equipe especializada, com experiência em inbound marketing para o segmento B2B. Fale conosco e inicie 2024 turbinando suas estratégias de marketing B2B.