Um dos principais objetivos do funil de marketing é fazer os seus leads avançarem por ele. De nada adianta ter uma estrutura de topo, meio e fundo de funil bem organizada, se os seus leads não conseguem finalizar a compra.
Nesse processo, é claro que existem taxas de conversão entre uma etapa e outra. Mas não é comum ter clientes que conversam com sua empresa e nunca compram.
Mas calma, estamos aqui pra ajudar! Neste texto, vamos explicar as fases do funil de marketing e vendas, além de repassar as principais estratégias para fazer seus leads avançarem em cada estágio.
O que é um funil de marketing
O funil de marketing é formado por uma série de etapas que funcionam para classificar e diferenciar quem entra em contato com a sua empresa.
Nele, você encontra visitantes, leads e oportunidades, que devem se tornar clientes. Mas para isso acontecer, é preciso reconhecer os estágios em que cada um se encontra na jornada de compra. São eles:
Topo do funil (descoberta e aprendizado)
No topo de funil, o seu visitante ainda está descobrindo e aprendendo sobre os problemas que a sua empresa resolve – e que provavelmente são problemas que ele têm.
Nesse momento, é importante trabalhar conteúdos pouco densos, que deem um panorama geral sobre o assunto. Ainda não é o momento de realizar uma oferta, mas sim de fazer com que o visitante se torne um lead e vá caminhando pelo funil.
Para isso, é importante que você trabalhe com algum material rico (um ebook, uma planilha, ou mesmo emails de nutrição) que levem seu visitante a querer se aprofundar no assunto.
Meio do funil (reconhecimento do problema e consideração das soluções)
O meio do funil trata sobre o reconhecimento do problema, ou seja, o seu visitante provavelmente se tornou um lead (sua empresa capturou informações como nome e email), e já reconhece que precisa de algum tipo de ajuda.
Para essa ajuda, ele também já sabe que pode contar com a sua empresa, pois conhece as soluções disponíveis. Aqui, é interessante que você use suas histórias e casos de sucesso com clientes para trazer uma prova de que sua empresa é a melhor escolha.
Fundo do funil (avaliação e decisão de compra)
No fundo de funil, é a hora de fazer alguma oferta – seja um teste grátis, um agendamento para falar com especialistas ou mesmo um contato comercial direto.
É o momento de trabalhar as principais vantagens de fechar com a sua empresa.
Como fazer os leads avançarem no funil
Para fazer os leads avançarem no funil de marketing, é importante contar com algumas estratégias:
- Conteúdos relevantes
- Jornada de compra bem definida
- Fluxos de automação
Todos esses pontos fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing, que consiste em utilizar materiais para ensinar os leads sobre determinado assunto. Quer saber mais sobre como implementá-la na sua empresa e criar uma máquina de vendas com alguns passos? Entre em contato com a gente!