como fazer os leads avançarem no funil de marketing

Descubra como fazer os leads avançarem no funil de marketing

Um dos principais objetivos do funil de marketing é fazer os seus leads avançarem por ele. De nada adianta ter uma estrutura de topo, meio e fundo de funil bem organizada, se os seus leads não conseguem finalizar a compra. 

Nesse processo, é claro que existem taxas de conversão entre uma etapa e outra. Mas não é comum ter clientes que conversam com sua empresa e nunca compram. 

Mas calma, estamos aqui pra ajudar! Neste texto, vamos explicar as fases do funil de marketing e vendas, além de repassar as principais estratégias para fazer seus leads avançarem em cada estágio. 

O que é um funil de marketing 

O funil de marketing é formado por uma série de etapas que funcionam para classificar e diferenciar quem entra em contato com a sua empresa. 

Nele, você encontra visitantes, leads e oportunidades, que devem se tornar clientes. Mas para isso acontecer, é preciso reconhecer os estágios em que cada um se encontra na jornada de compra. São eles: 

Topo do funil (descoberta e aprendizado) 

No topo de funil, o seu visitante ainda está descobrindo e aprendendo sobre os problemas que a sua empresa resolve – e que provavelmente são problemas que ele têm.  

Nesse momento, é importante trabalhar conteúdos pouco densos, que deem um panorama geral sobre o assunto. Ainda não é o momento de realizar uma oferta, mas sim de fazer com que o visitante se torne um lead e vá caminhando pelo funil.  

Para isso, é importante que você trabalhe com algum material rico (um ebook, uma planilha,  ou mesmo emails de nutrição) que levem seu visitante a querer se aprofundar no assunto. 

Meio do funil (reconhecimento do problema e consideração das soluções) 

O meio do funil trata sobre o reconhecimento do problema, ou seja, o seu visitante provavelmente se tornou um lead (sua empresa capturou informações como nome e email), e já reconhece que precisa de algum tipo de ajuda. 

Para essa ajuda, ele também já sabe que pode contar com a sua empresa, pois conhece as soluções disponíveis. Aqui, é interessante que você use suas histórias e casos de sucesso com clientes para trazer uma prova de que sua empresa é a melhor escolha. 

Fundo do funil (avaliação e decisão de compra) 

No fundo de funil, é a hora de fazer alguma oferta – seja um teste grátis, um agendamento para falar com especialistas ou mesmo um contato comercial direto. 

É o momento de trabalhar as principais vantagens de fechar com a sua empresa. 

Como fazer os leads avançarem no funil 

Para fazer os leads avançarem no funil de marketing, é importante contar com algumas estratégias: 

Todos esses pontos fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing, que consiste em utilizar materiais para ensinar os leads sobre determinado assunto. Quer saber mais sobre como implementá-la na sua empresa e criar uma máquina de vendas com alguns passos? Entre em contato com a gente!