Já não é de hoje que muitas pessoas acreditam que a Inteligência Artificial substituirá os humanos no trabalho. No entanto, o uso estratégico da Inteligência Artificial tem revolucionado diversos setores, tornando a novidade uma aliada poderosa dos profissionais, inclusive do departamento de marketing.
Com recursos capazes de analisar e entender profundamente o comportamento dos compradores, empresas B2B têm descoberto novas oportunidades para impulsionar suas ações de marketing, aumentar as vendas e conquistar melhores resultados.
Neste artigo você irá descobrir como a IA pode se tornar uma ferramenta robusta para empresas B2B em suas iniciativas de marketing e vendas.
O que é Inteligência Artificial
Aposto que você já assistiu a algum daqueles filmes futuristas, em que a Inteligência Artificial se virava contra as pessoas. Pois é, há alguns anos, era normal a tecnologia ser retratada nos filmes como uma realidade distante e não muito benéfica.
De vilã da ficção à tecnologia que faz parte do cotidiano das pessoas, a IA ganhou destaque devido à sua capacidade de imitar o “modus operandi” dos humanos e tem mostrado muitas vantagens com seu uso.
Em outras palavras, Inteligência Artificial é uma tecnologia capaz de aprender e elaborar raciocínios lógicos, a fim de solucionar questões de forma semelhante às pessoas. Ou seja, possui habilidades parecidas com as dos humanos.
Engana-se quem pensa que a IA é um recurso novo. Muito pelo contrário, existe desde 1950 e, no decorrer desse tempo, evoluiu expressivamente, tornando-se ainda mais inteligente e eficiente.
Como a Inteligência Artificial vem sendo implementada hoje.
O que vem à sua mente quando falamos em Inteligência Artificial? Assim como nos filmes de ficção, muitas pessoas relacionam a IA àquelas imagens clássicas de robôs. Mas, mal sabem que interagimos com essa tecnologia todos os dias.
Afinal, a IA serviu até mesmo como alicerce para outras tecnologias inovadoras que também usamos, como cloud computing e deep learning , além de jogos de realidade aumentada.
Confira alguns exemplos práticos da sua aplicação no dia a dia:
- Quando interagimos com assistentes virtuais, como Siri e Alexa;
- O reconhecimento facial ou a biometria para utilizar smartphones e aplicativos;
- Ao acessar apps de GPS, como Google Maps e Waze;
- Nos streamings de filmes e músicas, quando aparecem recomendações de acordo com o perfil do usuário;
- Quando fazemos pesquisas no Google, os mecanismos de busca precisam entender nossa intenção para apresentar o melhor conteúdo.
Até mesmo o feed das suas redes sociais têm a ajuda da Inteligência Artificial para apresentar e organizar os conteúdos que serão mostrados.
Um estudo divulgado pela Salesforce mostrou que 56% das pessoas esperam que as ofertas sejam personalizadas. É aí que entram em ação os recursos inovadores da Inteligência Artificial para compreender profundamente as necessidades e desejos dos consumidores.
Descubra nos próximos tópicos como essa tecnologia potencializa as ações de marketing B2B.
Personalização eficiente
Graças aos recursos inovadores da Inteligência Artificial, é possível criar anúncios personalizados e apresentá-los ao público certo. A tecnologia é capaz de identificar padrões, analisar o comportamento do usuário e mostrar conteúdos aos consumidores com maior chance de conversão.
Automação de processos
Ao implementar assistentes virtuais e chatbot inteligente, a qualificação de leads, os atendimentos e o acompanhamento de pós-vendas podem ser realizados sem a necessidade de atendentes.
Assim, a equipe de marketing pode se concentrar em tarefas mais estratégicas e sua empresa ainda torna a comunicação mais eficiente e melhora a experiência dos consumidores com atendimento multicanal mais rápido e satisfatório.
Análise avançada de dados
Como saber se suas estratégias estão dando certo? Analisando os resultados!
Nesta hora, você pode precisar de uma tecnologia capaz de lidar com um grande volume de dados.
A análise avançada de dados da IA permite extrair insights valiosos, compreender o comportamento e as necessidades do consumidor, segmentar o público-alvo, identificar tendências e avaliar o desempenho das ações de marketing.
Otimização de anúncios
Imagine fazer com que seus anúncios escalem de maneira qualificada em tempo real.
Com a Inteligência Artificial isso é realidade: a tecnologia que entende profundamente o consumidor pode realizar os ajustes adequados para que seu conteúdo tenha mais chance de conversão.
Traga inovação para suas estratégias de marketing B2B
Como vimos neste artigo, a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada de empresas B2B para melhorar a experiência do consumidor, ter mais assertividade nas campanhas e propor soluções eficientes de marketing e vendas.
Em contrapartida, é importante salientar que não há tecnologia capaz de substituir o papel humano no marketing. Isso significa que a IA é o elemento de agilidade, que vai permitir ao departamento ser mais estratégico.
Empresas que souberem utilizar suas potencialidades, certamente, aproveitarão todos os benefícios para evoluir e acompanhar as tendências de mercado, com uma abordagem mais inteligente.
Com a Manti, você encontra um portfólio de soluções e serviços personalizados de acordo com as suas necessidades para potencializar os resultados financeiros do seu negócio.
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