O que faz o marketing ser realmente estratégico: foco em resultado, testes e integração com vendas

Marketing estratégico: foco em resultado, testes e integração com vendas

marketing estratégico é um desafio para as organizações de hoje. Muitos gestores ainda visualizam o setor como um gasto desnecessário, difícil de entregar resultado. Entretanto, quando bem estruturado, o marketing pode ser uma grande oportunidade de crescimento da empresa. 

É necessário compreender, entretanto, que existe uma série de fatores que validam se o seu marketing é estratégico ou não. Aqui, vamos trabalhar alguns deles. 

3 fatores para um marketing mais estratégico 

Integração com vendas 

Para que o seu marketing possa ser relevante e estratégico, ele não pode se desvincular da realidade. Em outras palavras, ele precisa ajudar o time de vendas a bater as metas. Dessa maneira, se a sua empresa já trabalha com um CRM, é interessante que os dados de leads trabalhados no marketing também possam ser repassados para esse sistema.

Foco em resultado 

Muitos já conhecem a máxima “o que não é medido não pode ser melhorado”. E aqui vamos além: o que não é medido, não tem resultado. Se a sua empresa precisa crescer, como você vai saber qual a parcela do marketing nesse crescimento?  

Para manter o foco sempre no resultado, é preciso ter indicadores-chave. Mas não basta defini-los: é preciso acompanhá-los.

Testar, errar e corrigir rápido 

Muitas empresas ficam com receio de errar. Mas ninguém acerta sempre. O que você precisa fazer é executar pequenos testes e, quando errar, consertar rapidamente – sempre aprendendo com os erros. Assim, você encurta o tempo de aprendizado e pode evoluir com agilidade.

Para que a sua empresa possa começar a seguir esses passos, antes de qualquer ferramenta, é preciso mudar a mentalidade. De nada adianta investir em diversas plataformas para simplificar o trabalho da equipe, ou mesmo contratar uma agência específica para isso, se os gestores não acreditarem no propósito do marketing.

Isso é, entretanto, uma mudança de paradigma, que leva tempo. Se você está iniciando a área na empresa e sente que haverá resistência da alta gestão, não se antecipe. Trabalhe com planos de ação curtos, faça testes e ajuste o que for necessário rapidamente. 

A única maneira de comprovar que o marketing pode ser um grande aliado é gerando os resultados esperados. 

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