As empresas de software geralmente crescem e garantem sua receita através das vendas diretas e das indicações. O marketing para TI acaba sendo, muitas vezes, inexistente, sem uma equipe por trás. Mas será que esse modelo ainda funciona?
Hoje, toda empresa – seja ela B2B ou não – precisa ter um bom posicionamento digital. Entretanto, algumas organizações ainda não conseguiram encontrar a sua veia no marketing, e acabaram deixando essa área de lado.
Principais motivos que levam empresas de TI a não terem um marketing estruturado
Existem diversos motivos que levam as empresas de TI a não conseguirem estruturar o seu time de marketing. Aqui, separamos alguns deles:
Mentalidade da alta gestão
Para muitos gestores, ter uma área de marketing ainda é gasto. Muitas vezes preferem apenas ter o setor de vendas bem estruturado, ao invés de compor um time mais completo, que pensa na jornada do cliente como um todo. Nesse caso, ainda existe um preconceito de que o marketing não traz retorno – apenas o time de vendas.
Desconhecimento da área
A estruturação da jornada do cliente vai muito além de conquistá-lo exclusivamente pelo time de vendas. Mas ainda assim, há empresas que não são familiarizadas com todas as possibilidades trazidas por profissionais de marketing. Por causa do desconhecimento, preferem não se arriscar.
Falta de estrutura empresarial
Pequenas e médias empresas de TI, que não têm capacidade física ou financeira para abraçar uma equipe de marketing acabam optando pela inexistência do setor. Ainda que algumas reconheçam a necessidade, simplesmente não conseguem colocar a ideia pra frente.
Vantagens de investir no marketing de empresas de software
Ainda que os motivos sejam diversos, as vantagens também são. Por isso, se a sua empresa ainda não considera esse investimento, trazemos aqui alguns pontos para você refletir sobre o assunto:
- Mais credibilidade para sua marca
Empresas com mais credibilidade são mais lembradas e, com isso, seu time comercial tem menos problemas e objeções para quebrar na hora da negociação.
- Maior facilidade de ser encontrada
Se o seu serviço pode ser encontrado no Google, esse já é um bom motivo para investir em marketing. Com as estratégias certas, você conseguirá estar na primeira página de busca.
- Atração de talentos
Sabemos que as empresas de tecnologia estão sendo escolhidas pelos melhores talentos. Nesse ponto, vale a pena pensar que “quem não é visto, não é lembrado” – assim, quem estiver com as melhores estratégias de divulgação, employer branding sendo realizado, também será encontrado pelos melhores profissionais.
Como começar a investir no marketing para TI
Para as empresas que reconhecem a necessidade de investir em marketing para TI, temos algumas sugestões que listamos aqui:
Implemente um blog no seu site
Os blogs ajudam no ranqueamento do Google, ou seja, ajudam o seu site a aparecer nas primeiras páginas. Quando for escrever, lembre-se sempre de buscar por estratégias de SEO.
Contrate uma agência parceira
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