Metas de 2024: por que elas precisam do marketing

Metas de 2024: por que elas precisam do marketing 

Mais um novo ano se aproxima e chegou aquele momento especial de fazer planos e traçar metas para você, seus familiares – e também para a sua empresa, é claro. Não se esqueça de que para aproveitar um período renovado de muita paz, alegria e grandes negócios, a comunicação é parte essencial. 

Já pensou em como o marketing digital pode apoiar os seus objetivos para 2024? Quais serão as principais ações da sua empresa nesses próximos doze meses? E o que precisa ser feito para dar o impulso que essas novidades precisam, tirando o máximo proveito dos seus canais digitais?

O ano de 2024 reserva muitas novas formas de interação e engajamento que continuam surgindo sem parar, além de avanços em tendências como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Nesse cenário, você só consegue destacar os seus diferenciais competitivos com eficiência se construir uma imagem relevante para a sua empresa no universo digital, além de manter a sua base de clientes e prospects engajada. 

Confira algumas dicas para explorar as melhores táticas de comunicação e engajamento e ter no marketing digital o grande aliado para apoiar os seus planos em 2024.

Conecte melhor o marketing à sua estratégia de vendas 

Vale reiterar: seu planejamento para o ano novo precisa incluir ações de marketing digital, especialmente no segmento B2B. É por meio de conteúdo relevante e ações de engajamento que você não só ganha força para atingir os seus objetivos, mas também impulsiona cada ativação, cada lançamento da sua marca ao longo de 2024. 

Contar com um olhar preditivo para o novo ano, e ter o apoio do marketing em todas as atividades, é fundamental em um cenário cada vez mais competitivo. Além de ter clareza sobre o público-alvo que você precisa impactar, é necessário definir as táticas de comunicação digital mais efetivas para impressionar clientes em potencial, atrair novos leads e melhorar o posicionamento da sua marca – tudo a partir de uma presença digital bem estruturada. 

Nunca é demais lembrar que, nos dias atuais, negócios e pessoas passam boa parte do tempo conectados – e é comum que suas experiências (positivas e negativas) diante de marcas, produtos e serviços sejam compartilhadas na internet em tempo real. Manter um canal aberto para dialogar e compartilhar conteúdos relevantes com esses públicos é fundamental para gerar interatividade e engajamento. 

A transformação digital já é realidade no mundo dos negócios há muito tempo. Deixar de fazer parte dessa mudança, explorando o potencial dos seus canais digitais para nutrir a sua base de clientes e manter ativo o seu pipeline de novos negócios, pode significar prejuízos à sua taxa de conversão.

Solucione suas dores para 2024 e evite os erros de 2023 

Tire lições do que poderia melhorar em 2023 e coloque em prática soluções que endereçam essas lacunas pensando em 2024. Segundo a pesquisa “Panorama do Marketing Digital de 2023”, da Resultados Digitais, gerar demanda (34%), reconhecimento de marca (27%) e ampliar a conversão (22%) estão entre os principais desafios apontados por profissionais de marketing. 

Esses e outros insights precisam ser levados em conta para definir seus objetivos para 2024 e contar com o apoio da comunicação para que o ano novo seja ainda melhor. Um planejamento bem desenhado e alinhado à realidade do seu negócio, aliás, é crucial para não se perder pelo caminho – pensando que 75% dos profissionais de marketing admitiram não ter atingido suas metas nos últimos anos, enquanto 25% sequer tinham metas definidas, de acordo com o estudo da Resultados Digitais. 

Estabelecer objetivos de negócios claros e mensuráveis é fundamental, mas escolher as ferramentas de comunicação e marketing mais adequadas para cumprir essas metas é tão importante quanto. 

Uma das táticas mais recorrentes no segmento, por exemplo, é o Inbound Marketing, usado por 91% dos profissionais do setor. Isso porque essa estratégia é amplamente reconhecida quando o objetivo é atrair e engajar clientes de forma orgânica, além de ser uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos e gerar leads qualificados. Que tal apostar nessa ideia para 2024? 

  

Conteúdo, o coração das estratégias de marketing em 2024 

Conteúdos relevantes e atrativos, como blogposts, social posts e e-mails marketing, continuarão tendo um papel fundamental para gerar awareness, tráfego e autoridade de marca. Blogs corporativos, aliás, são capazes de multiplicar os resultados de uma empresa em até 13 vezes, segundo um levantamento da Semrush. 

Portanto, as informações que você compartilha com o seu público-alvo, entre clientes, prospects, parceiros e colaboradores, representam o centro das estratégias de comunicação e fomentam a criação de comunidades digitais, formadas por pessoas e empresas com interesses comuns – incluindo problemas que podem ser solucionados pelos produtos e serviços B2B que fazem parte do seu portfólio. 

O uso de dados para construir storytellings conectados com as necessidades do seu cliente e a diversificação de mídias para entregar conteúdos de forma assertiva, com vídeos e podcasts, por exemplo, são outras grandes possibilidades do marketing digital para você ficar de olho em 2024. 

Quer ter sucesso na definição de metas e no seu planejamento para o ano novo, tendo como base as melhores práticas de marketing digital? Entre em contato e conte com os nossos especialistas na Agência Manti para ajudar o seu negócio a chegar lá.