As discussões sobre o Metaverso começaram a fazer parte da nossa rotina, ainda que esse conceito exista há muito tempo.
Agora, quando todos os setores estão se mobilizando para ficarem por dentro desse mundo virtual, como a sua empresa de TI precisa se posicionar? O que é importante de ser conhecido? Primeiro, vamos aprofundar esse conceito:
O conceito de Metaverso
A ideia de ter um espaço virtual baseado em realidade virtual é discutida desde o final da década de 70. Os pensadores precursores do Metaverso defendiam o futuro da internet como um espaço virtual compartilhado: um lugar onde o físico e o virtual se misturam, criando uma terceira realidade.
O termo “metaverso”, por sua vez, surgiu em 1992, no romance de ficção científica “Snow Crash, criado por Neal Stephenson. No livro, os humanos interagiam entre si e com agentes de software (que hoje conhecemos como avatares).
Aplicações do Metaverso
Desde essas primeiras discussões, o Metaverso já se posicionava como um lugar de infinitas possibilidades interativas. Uma imitação do mundo físico, só que ainda mais robusto. Isso por si só já garantiria grandes ambientes de interação. Aqui, o Grupo Iberdrola separou algumas das ações que estão sendo realizadas dentro do Metaverso da Meta Inc (antigo Facebook Inc):
Uma das consequências do Metaverso é a difusão das barreiras entre o real e o virtual. E isso impacta diretamente no seu posicionamento enquanto empresa de TI. A sua empresa precisa estar lá? Vamos descobrir.
Como se posicionar sobre o Metaverso sendo uma empresa de TI
Hoje, muitas organizações já estão se posicionando no Metaverso da Meta Inc. Mas os investimentos para entrar nesse mundo são altíssimos, e nem todas as empresas têm o orçamento para isso.
Grandes empresas de TI, entretanto, já estão se movimentando – não só para estar no Metaverso, mas também para criá-lo ou integrá-lo ao mundo real.
Essa é uma oportunidade para quem está no mercado de software ou de hardware, através dos dispositivos wearables, que permitem a interação nesse mundo virtual.
Outro ponto de relevância é garantir que o seu posicionamento enquanto marca seja inovador. Mostrar que a sua empresa está por dentro de tecnologias como o metaverso, blockchain, NFT e a Web 3.0 gera valor para seus clientes. Afinal, as marcas que eles comandam vão querer participar dessa inovação.
Nesse sentido, podemos ajudar. Aqui na Manti, temos especialistas em comunicação e posicionamento de marca B2B, capacitados para criar as estratégias mais bem direcionadas para o nível de maturidade da sua empresa. Fale conosco e entenda como podemos trabalhar juntos nisso.