Persona para empresa de TI: entenda como criar a sua

Persona para empresa de TI: entenda como criar a sua 

Quem está estruturando o marketing da empresa, vai se deparar com a criação da persona para empresa de TI. Essa definição é importante para que a comunicação com os clientes seja mais efetiva, garantindo que a mensagem seja repassada no tom de voz certo. 

Mas será que você já sabe o que é uma persona? Qual a diferença entre persona e público-alvo? Quais são os passos básicos para criar uma persona? Todas essas perguntas serão respondidas aqui nesse texto. Fica com a gente e boa leitura! 

O que é persona 

Persona é o personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa. Ela é construída através de dados reais de comportamentos dos consumidores da sua empresa. A partir desses dados, o personagem é criado e possui: 

  • Nome 
  • Idade  
  • Estado civil 
  • Hobbies 
  • Profissão 
  • Hábitos regulares 

Mas como conseguir esses dados? É simples: através de entrevistas com seus clientes que melhor se relacionam com sua marca, ou de estudos que tragam informações sobre as pessoas que sua empresa deseja atingir. 

Um exemplo de persona é o seguinte: 

José, 34 anos, casado, tem uma filha de 4 anos e é gestor de TI. Na empresa onde trabalha, está como responsável pela área de manutenção de data center, mas também se interessa sobre aquisição de clientes. Acredita no marketing como um impulsionador dos negócios e está sempre atualizado sobre a área. Também gosta de esportes, atividades ao ar livre e de sair com sua filha nos finais de semana. Valoriza ferramentas que otimizam seu tempo na rotina. 

Persona versus público-alvo 

Nesse tempo, você deve estar se perguntando: “mas isso que me falaram de persona, não seria o nosso público-alvo?” 

Não, são coisas diferentes. A persona vai te ajudar a montar um conteúdo bem estruturado, que converse com seus potenciais clientes. 

Já o público alvo é uma segmentação do seu consumidor. Ou seja, não considera os aspectos humanos e comportamentais, mas apenas algumas informações demográficas. 

A persona substitui o público-alvo? Não. Um é complementar ao outro na estratégia de marketing. É a persona, por exemplo, que vai ajudar a construir a mensagem mostrada nos anúncios – e é o público-alvo que vai definir quem será impactado por esses anúncios. 

5 passos para criar uma persona para empresa de TI 

Se você chegou até aqui é porque já entendeu a importância de criar uma persona para empresa de TI. Vamos te ajudar nisso! Saiba como cria a sua: 

1 – Colete os dados de clientes 

Como dissemos, a persona é construída a partir da dados de seus clientes (ou de estudos com o público interessado). Nessa etapa, é importante que você separe os clientes de melhor fit com a sua empresa. Se já houver um departamento de customer success, use esse time para ajudar. 

2 – Faça um questionário com esses clientes 

Depois de selecionar os clientes, você deve criar as perguntas que vão te ajudar a compreender os hábitos desse público. Alguns exemplos são: 

  • Qual é o seu cargo? 
  • Quantas pessoas gerencia/Quantas pessoas trabalham com você? 
  • Qual é a sua especialidade? 
  • Qual a área de atuação da sua empresa? 

3 – Analise os dados coletados 

Com as informações capturadas na fase do questionário, faça um mapeamento dos nichos de mercado, agrupando as informações parecidas. Isso vai te ajudar a montar sua persona. Talvez nessa fase você encontre mais de uma persona – e tudo bem se isso acontecer. Mas selecione no máximo três desses aglomerados.

4 – Estruture a persona 

Depois de analisar os dados, monte a persona de acordo com o exemplo que já demos por aqui. Lembre-se: o mais importante é que você possa repassar as informações comportamentais mais relevantes, para auxiliar na construção dos conteúdos que vão impactar quem a sua empresa deseja.

5 – Compartilhe a persona com a equipe 

Depois da persona montada, é a hora de compartilhar com o time. Aqui, é importante que você deixe documentado (em .ppt ou .pdf) um documento que explique como essa persona foi montada. Se possível, apresente para os principais stakeholderes.

 

E aí? Deu pra entender como montar persona da sua empresa? Depois que seguir esses passos, compartilhe com a gente o resultado! Se quiser ajuda nessa construção, basta entrar em contato com a gente.