Os canais de comunicação são os principais meios de interação entre clientes e consumidores. Utilizá-los de forma estratégica ajuda a atrair leads engajados, aumentar a visibilidade da marca e ganhar novos mercados.
No entanto, você precisa saber a funcionalidade de cada canal de comunicação para usá-lo corretamente em uma estratégia de marketing 360 eficiente. E é isso que vamos mostrar neste artigo.
Boa leitura!
O que são canais de comunicação?
Se você está buscando estratégias para atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e impulsionar suas vendas B2B, já deve saber os resultados promissores que o marketing traz.
Mas você sabe a importância de usar os canais de comunicação para alcançar seus objetivos? Eles funcionam como uma ponte que liga sua marca ao consumidor.
Neste contexto, quando usados corretamente, podem melhorar a jornada de compra, reforçar percepções positivas, engajar o usuário e, sim, aumentar as conversões e vendas.
Agora, venha descobrir como podem ser usados na sua estratégia 360 de marketing B2B.
Como os canais de comunicação podem ser usados no marketing B2B?
Diferente do que muitos imaginam, vários canais de comunicação podem ser usados em uma mesma estratégia de marketing com funções diferentes, mas com propósito similar.
Por exemplo: em uma ação de lançamento de um produto, é possível usar anúncios patrocinados para gerar leads para a equipe comercial, artigos de blog para educar os leitores e mostrar os benefícios do produto e as redes sociais de forma orgânica para aumentar a credibilidade da marca e se aproximar do público-alvo.
Em outras palavras, os canais de comunicação assumem papel-chave no relacionamento com o cliente. Neste contexto, o site institucional, materiais de blog e conteúdos de redes sociais são também formas de chegar aos seus leads pelos mais diferentes caminhos – com a atuação em várias frentes, o marketing 360 posiciona sua marca como referência no segmento.
O “enxoval” de peças para uma mesma campanha será feito estrategicamente considerando seus objetivos e usando cada canal de acordo com suas funções. Assim, é possível direcionar esforços de maneira realista e atingir resultados satisfatórios.
4 canais de comunicação que você deve usar o quanto antes
O marketing 360 já mostrou ser uma estratégia eficiente para uma empresa crescer no mercado. Em contrapartida, para que dê certo, é essencial que seja aplicado individualmente para cada negócio, levando em conta o seu lead. Ou seja, considerando o público com o qual se pretende comunicar diretamente.
No caso de empresas que vão interagir com outras empresas (B2B), é preciso pensar em ações de comunicação diferentes do consumidor “comum” (B2C). E vale lembrar que todo o processo, realizado por meio dos canais de comunicação, precisa de planejamento e estratégia.
Separamos os principais meios de relacionamento que você não pode deixar de usar.
Blog
Sabe quando você faz alguma pesquisa no Google e aparecem artigos relacionados à sua busca? Pois é, o blog tem a função de dar visibilidade ao conteúdo da marca e atrair o público-alvo desejado.
Cada vez mais, os consumidores buscam informações na web antes de fechar um negócio. Além disso, os textos de blog podem ser usados estrategicamente em qualquer etapa do funil de vendas.
Vale ressaltar que tudo isso só fará sentido considerando temas interessantes e relevantes, que gerem curiosidade no leitor e, acima de tudo, seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca.
Nesse momento, você pode precisar de uma empresa especializada como a Manti para a produção desses conteúdos.
E-mail Marketing
Lembra quando falamos que devemos usar os diversos canais de comunicação disponíveis em uma estratégia? Pois é, por meio dos conteúdos educativos produzidos no blog, acontece a primeira atração de leads. Com um cadastro em formulário (seja para baixar material rico, como e-book, ou para assinar newsletter), podemos nutrir essas empresas através do e-mail marketing.
Novidades, conteúdos informativos e até mesmo o pós-venda: esse canal é uma excelente oportunidade de levar o lead para as outras etapas do funil, melhorar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo.
Tudo isso é realizado de forma personalizada. Ou seja, os conteúdos são enviados de acordo com a jornada de venda na qual aquele usuário se encontra.
Redes Sociais
De acordo com o estudo “Tendências de Social Media 2023”, os usuários passam em média 46 horas por mês conectados. Seja para diversão, estudos ou trabalho, as mídias digitais já são uma parte importante do dia a dia das pessoas.
Neste contexto, as redes sociais vão funcionar como o seu cartão de visitas no ambiente virtual. E com o crescente volume de pessoas conectadas, é preciso usá-las de forma constante e estratégica. Por isso, é essencial saber quais redes estão mais direcionadas para o seu prospect e que tipo de mensagem utilizar.
Os hábitos de consumo passaram por mudanças significativas. No mercado B2B, esse cenário não é diferente – é preciso ganhar credibilidade e marcar presença no mundo digital.
Google e Facebook Ads
Essas ferramentas atuam diretamente para aumentar as vendas. Ao direcionar o foco para públicos específicos, através de campanhas altamente personalizadas, elevam as chances de conversão.
O Google Ads permite que as empresas alcancem clientes em potencial enquanto eles estão procurando ativamente por produtos e serviços relacionados. Já o Facebook Ads oferece uma ampla segmentação demográfica e de interesses, direcionando anúncios a públicos específicos.
Ambas as plataformas fornecem oportunidades de aumentar a visibilidade, gerar leads qualificados e fortalecer a marca no mercado B2B. Integrar essas duas ferramentas em uma estratégia abrangente maximiza o alcance e a eficácia da campanha de marketing.
Conte com uma empresa especializada para expandir os seus negócios
Até aqui, você viu a importância dos canais de comunicação e, acima de tudo, usá-los adequadamente em uma estratégia de marketing 360. E, deu para perceber que falar com outras empresas é uma tarefa que exige planejamento, experiência e foco nas ações que geram resultado.
Por isso, conte com a expertise de uma equipe especializada em Inbound Marketing para captação de leads qualificados para empresas B2B.
Nossa meta é fazer com que nossos clientes alcem voos maiores, propondo e executando ações para atingir todos os seus objetivos.
Deixe suas estratégias de marketing nas mãos de quem entende e surpreenda seu público com conteúdo relevante e proporcione uma experiência única no contato com a sua marca. Fale com a Manti!