Qual o significado de Inbound Marketing? Será que essa estratégia realmente traz resultados? Muitas empresas, quando iniciam sua jornada de marketing digital, têm dúvidas sobre isso, por não conhecerem como a estratégia funciona.
Diferentemente da publicidade tradicional, que trabalha com a interrupção (sejam nos comerciais na TV, ou nos anúncios online do Youtube, por exemplo), o Inbound se concentra no contexto. Ou seja, é uma maneira de fazer parte da conversa, e não de interrompê-la.
Nesse sentido, um dos principais focos é chamar atenção, e não gritar por atenção. E para conseguir reter atenção das pessoas demanda tempo. É preciso, portanto, compreender o comportamento dos possíveis clientes e entender o que pesquisam na internet para entrar nessa conversa.
Assim, atingindo as palavras-chave certas, é possível começar a reter mais atenção de possíveis clientes. O Inbound Marketing pode ser até 60% mais barato que a publicidade tradicional. E isso é possível, desde que exista um processo estruturado para essa estratégia. Afinal, o significado de Inbound Marketing é participar do contexto – e ninguém entra em uma conversa já contagiando todo mundo.
O que saber antes de iniciar uma estratégia Inbound
Antes de iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso saber que ela não dará resultados rapidamente. Além disso, precisará de um trabalho constante, de 3 anos ou mais, para que você possa começar a ter voz entre os seus concorrentes que já atuavam no Inbound há mais tempo.
Mas isso não significa que você não deve começar. Pelo contrário! É um investimento de longo prazo que, se realizado da maneira correta, traz benefícios incalculáveis para o seu negócio.
Inbound Marketing e o reengajamento de vendas
O Inbound pode gerar resultados mais rapidamente se construído junto a uma estratégia de Outbound. Funciona da seguinte maneira: se os leads captados via Outbound ainda não estiverem qualificados o suficiente para fechar negócio, o Inbound entra com conteúdos específicos para auxiliar nessa qualificação.
Nesse momento, são válidos os fluxos de e-mail, por exemplo, que ajudam a criar relacionamento e iniciar uma conversa com temas certos, de acordo com o estágio do lead no funil.
Leads sem esforço 24/7
Depois de um tempo investindo em Inbound (e aqui trazemos as reais vantagens dessa estratégia), seu time comercial começará a ter leads 24/7. Isso porque existirão blogs para alimentar o seu topo de funil, landing pages com materiais ricos (ebooks, planilhas etc) para converter leads que estão no meio do funil e automações de e-mail para ajudar na decisão final.
Ou seja, os leads vão começar a chegar de maneira constante, sem um grande esforço para a qualificação.
Por isso, afirmamos que o Inbound traz resultados, mas leva tempo. Ainda não está convencido sobre essa estratégia? Fale com a gente! Estamos à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre esse serviço.