As redes sociais para negócios cresceram expressivamente, no mundo, nos últimos anos. Um dos motivos para esse cenário, é que as pessoas estão passando mais tempo conectadas e, consequentemente, esse ambiente se torna propício para a geração de negócios.
Ainda assim, existem empresas que subestimam o poder das redes sociais pois acreditam que a comunicação da empresa pode ser feita por qualquer pessoa. Sabemos que os aplicativos são bastante intuitivos e que basta ter curiosidade para criar e publicar algum conteúdo online. Entretanto, será que esse conteúdo está alinhado aos valores da empresa?
Será que está vendendo os serviços da maneira correta? Ou está distorcendo a imagem que a organização tem e quer transmitir aos consumidores? Essas são perguntas importantes e que devem ser feitas, principalmente quando as empresas buscam um melhor posicionamento online.
Durante esse período de transformação digital, quando todos os players conseguem mais relevância ao se destacarem na internet, é importante saber se comunicar. E parte disso, passa pela estratégia de marketing que há por trás de cada post.
Quando profissionalizar a gestão das redes sociais?
Cuidar da imagem de uma marca é tão importante quanto lidar com as áreas técnicas da rotina. Se a sua empresa é de tecnologia, por exemplo, provavelmente não existirão pessoas com uma grande aptidão para comunicação, afinal, não é o foco. Portanto, é importante designar alguém que seja especialista naquilo que está fazendo.
Em algum momento você, enquanto gestor, pode ter delegado os posts para alguém do time comercial ou que não é qualificado para desempenhar essa função. Ou ainda, ter esquecido que as redes sociais também são uma forma de divulgar a empresa. E é nesse momento que a ajuda é bem-vinda: não existe mais espaço para amadorismo digital em organizações que já têm uma operação bem estruturada.
Se a sua empresa está crescendo, a hora de profissionalizar as redes sociais para negócios é agora. Se o time comercial está conseguindo desempenhar as funções, não insira mais uma atividade (que não faz parte do escopo) na rotina. Envolva-os no debate, mas delegue a gestão das redes sociais para uma equipe específica, interna ou externa.
Separamos alguns motivos para você ter as redes sociais geridas por especialistas da área:
Foco no que a sua empresa realmente sabe fazer
Ao delegar as funções de social media para alguém de outro setor, que não está tão preparado para cuidar da comunicação, você sobrecarrega o time e desvia o foco para outras atividades. Ao contratar um profissional especializado ou uma agência parceria, a sua empresa fica 100% focada nas vendas e na retenção dos clientes, em suma, maior eficiência e melhores resultados!
Comunicação mais estratégica
Ao invés de vender o “post do dia” ou encher as redes sociais da empresa com posts comemorativos, ter um time dedicado para pensar na comunicação permite uma conversa mais estratégica com seus futuros clientes, pois, se todos estamos online, é preciso afinar o discurso para chamar a atenção das pessoas certas, no momento certo.
Mais espaço para cuidar da marca empregadora
Além de focar mais intensamente nos seus clientes, é possível gerar espaço para pensar nos colaboradores e extrair o que há de melhor na empresa através deles. O chamado “employer branding” ajuda na atração de talentos e é mais fácil ser desenvolvido quando tem alguém pensando na comunicação da sua empresa.
Gostou dessas dicas? As redes sociais para negócios podem ser mais bem exploradas quando você tem um suporte específico para elas. Ou seja: alguém – ou algum time – disponível para pensar nas estratégias de comunicação digital da sua empresa.
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