Nas últimas décadas, iniciativas sustentáveis têm se multiplicado em um mundo com previsões cada vez mais catastróficas. A conscientização do consumidor sobre questões ambientais está em alta – e com as empresas não é diferente. Ignorar ações que contribuem com o futuro do planeta não é uma opção.
A cobrança pelo posicionamento das marcas é uma realidade, por isso a construção de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade é uma realidade que precisa ser demonstrada diariamente. E é aí que entra o Marketing!
Neste artigo, você vai descobrir:
- o que é ESG
- O futuro da sustentabilidade no mercado corporativo
- Qual é a demanda do consumidor sobre o assunto
- Como aliar Marketing e Sustentabilidade na prática
Boa leitura!
O que é ESG?
Aqui, vale começar explicando um conceito que tem ganhado força nos últimos anos: a Governança Ambiental, Social e Corporativa. A expressão vem do inglês Environmental, Social and Governance, daí, a sigla ESG.
Trata-se de um conjunto de práticas e critérios que avaliam o nível de responsabilidade socioambiental e de governança corporativa de uma empresa. Esses critérios têm se tornado cada vez mais importantes para investidores, consumidores e outros stakeholders, pois refletem o comprometimento de uma empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade – novos e importantes valores corporativos.
Atualmente, empresas que desejam se manter competitivas no mercado precisam integrar as práticas de ESG para valorizar a marca, mitigar riscos e ampliar seu alcance.
O futuro da sustentabilidade no mercado corporativo
De acordo com estudo realizado pelo KPMG, 86% das 100 empresas com maiores receitas no Brasil já estão informando relatórios sobre práticas de ESG.
Entre os motivos para a integração do ESG estão:
- fortalecimento do relacionamento com stakeholders;
- uso sustentável de recursos naturais;
- melhoria na gestão de riscos corporativos;
- aumento da competitividade;
- atendimento à legislação.
Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis aumentam a atração e retenção de clientes, observam melhora em sua reputação (sendo vistas como mais confiáveis e responsáveis) e aproveitam a redução de custos ao realizar o uso inteligente de energia, água e outros recursos.
Demanda do consumidor
Além dos motivos acima, há outra razão essencial para tomar atitudes sustentáveis de maneira prática em sua empresa: acompanhar a mudança de comportamento dos clientes. Segundo pesquisa da Nielsen, 75% dos consumidores mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
Mas atenção: só o discurso não vale! De acordo com um levantamento feito pela Label Insight, uma empresa do grupo Nielsen que fornece dados de produtos, 94% dos consumidores serão leais a empresas que demonstrarem transparência em suas atitudes. Por isso, além de defender práticas sustentáveis, é importante demonstrar para o consumidor que sua empresa faz aquilo que prega.
Ou seja, além de sustentabilidade, o consumidor moderno também preza pela autenticidade, consistência, transparência e valores genuínos para dedicar a sua fidelidade e confiança.
Como aliar Marketing e Sustentabilidade na prática
O Marketing ESG pode ajudar as empresas a explorarem da melhor maneira a visibilidade de suas ações, com storytellings personalizados e, claro, um bom planejamento de comunicação.
Por meio de estratégias alinhadas aos objetivos do negócio e com uma equipe de marketing especializada, as empresas podem:
- Comunicar seus valores e práticas ESG aos consumidores: O marketing ESG é uma ferramenta poderosa para engajar os consumidores. Campanhas que destacam os esforços da empresa para criar impacto positivo no mundo muitas vezes ressoam positivamente e geram lealdade à marca.
- Construir relacionamentos sólidos: a transparência das ações contribui para estabelecer laços de confiança e criar relações mais fortes com os consumidores que compartilham de seus valores.
- Diferenciar-se da concorrência: Em um mercado saturado, a adoção de práticas sustentáveis pode diferenciar uma empresa da concorrência, demonstrando uma abordagem proativa para lidar com questões sociais e ambientais.
O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental ao comunicar as práticas ESG de uma empresa e envolver seu público-alvo. Ações especialmente focadas em conteúdo, quando adotadas de maneira assertiva, geram engajamento e reforçam a autoridade da marca. Entre alguns recursos da estratégia, é possível destacar:
- Blog Posts e Artigos
- Vídeos de impacto social
- Infográficos e Estatísticas
- Relatórios de Sustentabilidade
- Webinars e Entrevistas
- Campanhas de Mídia Social
- Parcerias Estratégicas
- Educação do Consumidor
Nesse processo, é essencial contar com apoio especializado, de uma equipe de marketing que tenha experiência em planejamento e produção de conteúdos alinhados aos objetivos do seu negócio.
A Agência Manti acompanha de perto todas as novidades do mercado de marketing e do comportamento do consumidor e pode ser o braço que sua empresa precisa para estar um passo à frente da concorrência.
Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos construir juntos um plano de marketing que revele todo potencial da sua marca!