Sustentabilidade e ESG

Sustentabilidade e ESG: o que o Marketing tem a ver com isso?

Nas últimas décadas, iniciativas sustentáveis têm se multiplicado em um mundo com previsões cada vez mais catastróficas. A conscientização do consumidor sobre questões ambientais está em alta – e com as empresas não é diferente. Ignorar ações que contribuem com o futuro do planeta não é uma opção. 

A cobrança pelo posicionamento das marcas é uma realidade, por isso a construção de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade é uma realidade que precisa ser demonstrada diariamente. E é aí que entra o Marketing

Neste artigo, você vai descobrir: 

  • o que é ESG 
  • O futuro da sustentabilidade no mercado corporativo 
  • Qual é a demanda do consumidor sobre o assunto 
  • Como aliar Marketing e Sustentabilidade na prática 

Boa leitura!  

O que é ESG? 

Aqui, vale começar explicando um conceito que tem ganhado força nos últimos anos: a Governança Ambiental, Social e Corporativa. A expressão vem do inglês Environmental, Social and Governance, daí, a sigla ESG.  

Trata-se de um conjunto de práticas e critérios que avaliam o nível de responsabilidade socioambiental e de governança corporativa de uma empresa. Esses critérios têm se tornado cada vez mais importantes para investidores, consumidores e outros stakeholders, pois refletem o comprometimento de uma empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade – novos e importantes valores corporativos.  

Atualmente, empresas que desejam se manter competitivas no mercado precisam integrar as práticas de ESG para valorizar a marca, mitigar riscos e ampliar seu alcance. 

O futuro da sustentabilidade no mercado corporativo 

De acordo com estudo realizado pelo KPMG, 86% das 100 empresas com maiores receitas no Brasil já estão informando relatórios sobre práticas de ESG.  

Entre os motivos para a integração do ESG estão: 

  • fortalecimento do relacionamento com stakeholders; 
  • uso sustentável de recursos naturais; 
  • melhoria na gestão de riscos corporativos; 
  • aumento da competitividade; 
  • atendimento à legislação. 

Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis aumentam a atração e retenção de clientes, observam melhora em sua reputação (sendo vistas como mais confiáveis e responsáveis) e aproveitam a redução de custos ao realizar o uso inteligente de energia, água e outros recursos.

Demanda do consumidor  

Além dos motivos acima, há outra razão essencial para tomar atitudes sustentáveis de maneira prática em sua empresa: acompanhar a mudança de comportamento dos clientes. Segundo pesquisa da Nielsen, 75% dos consumidores mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. 

Mas atenção: só o discurso não vale! De acordo com um levantamento feito pela Label Insight, uma empresa do grupo Nielsen que fornece dados de produtos, 94% dos consumidores serão leais a empresas que demonstrarem transparência em suas atitudes. Por isso, além de defender práticas sustentáveis, é importante demonstrar para o consumidor que sua empresa faz aquilo que prega.   

Ou seja, além de sustentabilidade, o consumidor moderno também preza pela autenticidade, consistência, transparência e valores genuínos para dedicar a sua fidelidade e confiança.   

Como aliar Marketing e Sustentabilidade na prática 

O Marketing ESG pode ajudar as empresas a explorarem da melhor maneira a visibilidade de suas ações, com storytellings personalizados e, claro, um bom planejamento de comunicação.  

Por meio de estratégias alinhadas aos objetivos do negócio e com uma equipe de marketing especializada, as empresas podem: 

  • Comunicar seus valores e práticas ESG aos consumidores: O marketing ESG é uma ferramenta poderosa para engajar os consumidores. Campanhas que destacam os esforços da empresa para criar impacto positivo no mundo muitas vezes ressoam positivamente e geram lealdade à marca. 
  • Construir relacionamentos sólidos: a transparência das ações contribui para estabelecer laços de confiança e criar relações mais fortes com os consumidores que compartilham de seus valores. 
  • Diferenciar-se da concorrência: Em um mercado saturado, a adoção de práticas sustentáveis pode diferenciar uma empresa da concorrência, demonstrando uma abordagem proativa para lidar com questões sociais e ambientais. 

O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental ao comunicar as práticas ESG de uma empresa e envolver seu público-alvo. Ações especialmente focadas em conteúdo, quando adotadas de maneira assertiva, geram engajamento e reforçam a autoridade da marca. Entre alguns recursos da estratégia, é possível destacar: 

  • Blog Posts e Artigos  
  • Vídeos de impacto social  
  • Infográficos e Estatísticas 
  • Relatórios de Sustentabilidade 
  • Webinars e Entrevistas
  • Campanhas de Mídia Social
  • Parcerias Estratégicas
  • Educação do Consumidor

Nesse processo, é essencial contar com apoio especializado, de uma equipe de marketing que tenha experiência em planejamento e produção de conteúdos alinhados aos objetivos do seu negócio.  

A Agência Manti acompanha de perto todas as novidades do mercado de marketing e do comportamento do consumidor e pode ser o braço que sua empresa precisa para estar um passo à frente da concorrência.  

Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos construir juntos um plano de marketing que revele todo potencial da sua marca!