Se você chegou até aqui, é porque já entende da importância do tráfego pago (ou mídia paga) para a sua estratégia de marketing, certo? É com o auxílio dessa estratégia que você consegue escalar a visibilidade do seu site e gerar mais conversões, por exemplo.
Neste texto, vamos nos aprofundar nas possibilidades existentes ao investir em tráfego pago e também dar dicas sobre como começar.
Principais mídias para investimento de tráfego pago
Existem vários tipos de mídias disponíveis para anunciar online, mas aqui separamos as três mais comuns para os negócios, principalmente B2B. Além de serem as mais simples, também possibilitam um maior aprendizado para o tráfego pago como um todo. São elas:
Facebook Ads
O Facebook Ads é responsável tanto pelos anúncios no próprio Facebook quanto também no Instagram. Em ambos, é possível investir em anúncios em vídeo quanto e em post estático, sendo válido para o feed e stories. No caso dos anúncios para stories, especificamente no Instagram, é interessante que você adapte a campanha realizada para esse formato, sempre pensando na experiência do usuário.
Lembre-se: ao anunciar na maior plataforma de redes sociais do mundo, você está competindo com outros conteúdos, como memes ou vídeos de gatinhos, por exemplo. Apesar de não parecerem tão relevantes, podem chamar mais atenção do que seu anúncio, por isso, é importante planejar sua campanha de maneira que se destaque nessa avalanche de conteúdos.
Google Ads
O Google Ads também abarca duas possibilidades: os anúncios no próprio Google (e em seus sites parceiros), e o tráfego pago no YouTube.
No caso do Google, especificamente, existem duas formas de anunciar:
- Display – conteúdo mais visual, que é mostrado em formato de banner em sites parceiros do Google. Aqui não é possível controlar em qual site ele vai aparecer (isso vai depender exclusivamente do perfil de busca do seu cliente). Ainda assim, é possível controlar em quais sites você não deseja aparecer – no caso de concorrentes, por exemplo.
- Search – é o conteúdo de busca. Estamos falando especificamente das palavras-chave que seu público usa para pesquisar o seu produto ou serviço. Sendo assim, o ideal é que você entenda bem o que seus possíveis clientes estão procurando online.
No caso do YouTube, são os vídeos que você pode patrocinar. Esses aqui já devem ser mais familiares, pois sempre aparecem antes ou durante de qualquer vídeo. Ele segue a mesma estratégia de visibilidade do Google, aparecendo para o usuário de acordo com suas buscas na internet.
Linkedin Ads
Apesar de ser o mais custoso do ponto de vista financeiro, vale a pena avaliar para entender se faz sentido para o seu negócio. Existem diversas maneiras de anunciar lá, mas duas são mais comuns: display e Inmail. O display funciona da mesma maneira que o display do Google, mas agora dentro do Linkedin apenas. E o Inmail é a mensagem direta patrocinada, que você escolhe o público de acordo com a área e o cargo, e envia uma mensagem individual.
Dicas para começar a investir
- Selecione um único canal de teste, para começar
- Reserve um orçamento específico para investimento
- Acompanhe as métricas e as tendências – mas cuidado com a frequência de análise, para não gerar interpretações erradas
- Faça testes A/B para descobrir o que tem a melhor performance
- Documente seus experimentos para repetir o que deu certo
- Avance para outros canais, sempre seguindo essa ordem para não perder o foco
As plataformas de investimento para tráfego pago são diversas, mas o mais importante é a estratégia que está por trás de cada ação. Ainda tem dúvidas sobre como montar a sua? Entre em contato com a gente.