Atrair novos clientes é o caminho do sucesso para qualquer negócio, especialmente em seu estágio inicial. Mas quando falamos sobre o segmento B2B (aquele modelo de negócios em que uma empresa vende para outra empresa), é importante lançar mão das práticas mais eficientes do marketing de conteúdo para enfatizar os seus diferenciais e impactar leads qualificados.
Transformar os seus esforços de prospecção de novos negócios em oportunidades concretas não é fácil. Contudo, é possível combinar as estratégias de conteúdo e os canais digitais mais adequados para chamar a atenção desses leads.
Segundo uma pesquisa da agência global Bop Design, 65% das empresas recorrem a campanhas de e-mail marketing e quase 50% ao marketing de conteúdo para nutrir leads B2B e transformar esse relacionamento em conversão.
Confira abaixo quatro passos para adotar uma boa estratégia de marketing de conteúdo B2B com o objetivo de impactar clientes em potencial. Spoiler: com um conteúdo atrativo e compartilhado com as pessoas certas, suas chances de sucesso aumentam muito.
1. Crie uma boa estratégia de marketing de conteúdo B2B
Gerar conteúdos de qualidade é a base para agregar eficiência e agilidade ao trabalho de prospecção, especialmente no segmento B2B. Veja só como uma boa estratégia de conteúdo B2B aumenta as chances de conversão de potenciais clientes:
- Faça com que seus prospects e os seus próprios colaboradores conheçam a fundo o produto ou o serviço que você está vendendo. Conteúdos ajudam a reunir bons argumentos para convencer o lead, com o apoio de recursos multimídia.
- Selecione os canais mais adequados para impactar e estabelecer diálogos com o prospect. LinkedIn e e-mail marketing estão entre os mais usados no segmento B2B.
- Expanda sua estratégia de captação de leads qualificados via marketing digital, usando materiais como e-books, relatórios e pesquisas exclusivas, entre outros.
2. Tenha clareza sobre o perfil de cliente ideal
Já pensou naquele ‘cliente dos sonhos’? Aquele perfil ideal que teria as características que você mais busca, pensando na sua experiência, capacidade de entrega e potencial de resultados?
Pois bem. Definir o perfil de cliente ideal, ou um grupo de perfis com maior aderência, é fundamental para direcionar suas estratégias de marketing digital. Ao estabelecer as características mais buscadas nas empresas com as quais deseja fechar negócios, você perde menos tempo com prospects que não se beneficiariam da sua oferta.
Vale ficar de olho em fatores como porte, faturamento, participação no mercado, portfólio de produtos e serviços e localização para aumentar suas taxas de conversão.
3. Direcione suas buscas conforme o perfil ideal
Uma vez desenhado o perfil ideal, o passo seguinte é pesquisar quais empresas se encaixam melhor de acordo com esse alvo.
Que tal recorrer ao LinkedIn, que é direcionado para o segmento corporativo? Muitos negócios B2B compartilham conteúdo de forma recorrente e realizam campanhas pagas direcionadas nessa rede social, buscando gerar leads qualificados.
Outras possibilidades incluem e-mail marketing e marketing do conteúdo com o apoio de técnicas de SEO. Todas podem destacar diferenciais do seu portfólio, estudos de caso e outros conteúdos de forma atrativa e personalizada para sua base de contatos.
4. Identifique as pessoas certas e inicie as conversas
Listadas as empresas com maior aderência à sua oferta e proposta de valor, é hora de identificar quem são as pessoas mais indicadas para iniciar um diálogo. Não deixe de usar o LinkedIn para mapear esses contatos e inclui-los em sua base.
Ao impactar diretamente os tomadores de decisão, você otimiza esforços, ganha tempo e agrega mais agilidade à geração de leads qualificados e ao processo de venda como um todo.
Mas lembre-se: em uma primeira conversa, seja paciente. Preocupe-se em apresentar o seu negócio, entender quais são os desafios envolvidos e definir a melhor maneira de solucioná-los com base na sua oferta. Passada essa etapa, outros contatos deverão ser feitos para qualificar esse lead e conduzi-lo ao longo do funil de vendas.
Nessas conversas, vale a pena compartilhar conteúdos e fazer referência aos canais de comunicação da sua empresa. Assim, o decisor terá acesso facilitado e imediato a informações relevantes que podem fazer toda a diferença numa possível contratação. Ele pode, ainda, compartilhar conteúdos gerados pelo seu negócio com outros colegas e players do setor. Quem sabe daí não surjam mais alguns leads qualificados?
Agora você já sabe que o conteúdo tem poder e gera resultados. Mas por mais relevantes que sejam essas dicas, de nada adianta partir em busca de novos clientes e leads qualificados se o seu negócio ainda não tem uma estratégia de marketing B2B bem estruturada para gerar conversas de alto nível e impulsionar resultados.
A equipe da Agência Manti pode ajudar o seu negócio a chegar lá. Somos uma agência de marketing digital para empresas B2B que atua com estratégia e planejamento focados no seu negócio. Entre em contato e estruture uma campanha baseada no nosso compromisso com qualidade, performance e resultados.