Automação de marketing: como essa estratégia ajuda a contornar objeções de vendas

Automação de marketing: como essa estratégia ajuda a contornar objeções de vendas

As objeções de vendas sempre aparecem durante uma negociação. Mas existe uma estratégia que pode ajudar: automação de marketing. 

Quando falamos em vendas B2B, ou seja, de empresas para outras empresas, estamos considerando um processo longo, consultivo.  

Por causa disso, o cliente precisa passar por mais etapas antes de decidir a compra. Assim, primeiro ele deve entender o seu momento, identificar o problema pelo qual está passando. Depois, conhecer a sua solução, e só então considerá-la.  

Nesse processo, existem muitas objeções a serem quebradas – e não é inteligente deixar um vendedor sempre disponível, senão a sua empresa não ganha escala. É nesse momento que entra a automação. 


O que é automação de marketing 

A automação de marketing nada mais é do que uma estratégia de automatizar a comunicação com seus leads de acordo com a jornada de compra. Ou seja, é uma forma de direcionar as mensagens para que seu possível cliente aprenda mais sobre o cenário, o problema e a possível solução ofertada pela sua empresa. 

Na maioria das vezes, essas mensagens são disparadas por e-mail, visto que esse formato ainda é bastante utilizado, principalmente por empresas. Segundo uma pesquisa recente da Statista, “apesar da expansão e relevância do WhatsApp e outras mensagens mobile e aplicativos de chat, o e-mail continua sendo parte integrante do dia a dia online. Em 2020, o número de usuários de e-mail, ao redor do mundo, chegou a 4 bilhões e deve crescer para 4,6 bilhões até 2025.” 


Quais ferramentas utilizar? 

Ao compreender a importância da automação de marketing na sua estratégia, agora é preciso encontrar as ferramentas certas para iniciar essa comunicação. Aqui, separamos algumas: 

1. Leadlovers 

2. Active Campaign 

3. Mailchimp 

4. RD Station 

5. Hubspot 

A depender da quantidade de disparos de e-mail, a cobrança mensal (por assinatura) varia em cada plataforma. O ideal é que você analise cada uma, de acordo com sua necessidade de comunicação para quebrar as objeções de vendas em cada etapa de compra. 


Principais benefícios da automação de marketing 

As vantagens de utilizar essa estratégia são diversas, e vão muito além de otimizar o seu time de vendas. Confira aqui os principais benefícios de ter a automação dentro da sua estratégia de vendas: 


Nutrição de leads 

Como falamos, alguns leads que chegam até você não estão no momento certo de compra. Mas com a automação de marketing é possível enviar mensagens diretas, contextualizando o lead e fazendo ele caminhar pela sua jornada até a consideração do serviço. 


Comunicação específica para cada persona 

Mesmo que você tenha um tipo de cliente ideal, talvez você tenha várias personas para ele. Por isso, é importante separar a comunicação de cada uma delas, para atingir nas suas principais dores. Com a automação, é possível fazer isso, direcionando as mensagens. 


Qualificação de leads mais rápida 

Ao ter uma comunicação especial para cada lead, seus vendedores já vão conseguir recebê-los mais qualificados. Isso reduz o tempo de negociação e facilita a rotina do seu time. 

Se você ainda não sabe por onde começar nessa área de automação, sem problemas! Basta entrar em contato com a gente e explicar as suas necessidades.