A importância da persona para seu negócio

Antes de compreender a importância da persona para seu negócio, vamos primeiro entender o que é uma persona. Para isso, precisamos partir de uma premissa básica para a existência de qualquer empresa: clientes. Sem eles, nenhuma empresa se sustenta, afinal, para quem seriam vendidos os produtos e serviços senão para essas pessoas?   

Dito isso, podemos seguir com o raciocínio sobre persona, que nada mais é do que a definição do cliente ideal para o seu negócio.

Por exemplo:   

Maria, 30 anos, dona de uma pequena loja de roupas no centro comercial da sua cidade. Ela está buscando expansão e, atualmente, uma de suas maiores dores são os processos internos de sua empresa, que ela visa automatizar ao máximo.   

Ao definir uma persona, você está humanizando seu público alvo, transformando-o numa pessoa de verdade, que tem nome, problemas, aspirações. Aqui já encontramos uma das grandes diferenças entre a definição de persona e de público alvo. A primeira é pessoal, humanizada; o segundo é amplo, genérico. Entendendo essa diferença, você pode estar se perguntando: “mas porque essa humanização é importante para meu negócio?”. É simples: quando você entende seu cliente, você consegue conquistá-lo de uma forma mais eficaz.   

A definição da persona é necessária para as estratégias de comunicação digital: o conteúdo que o seu possível cliente vai receber será elaborado de acordo com as expectativas dele. Assim, sua empresa sai na frente por falar a mesma língua dos seus prospects e também por oferecer soluções que podem resolver de uma vez por todas os problemas pelos quais passam naquele momento. Isso economiza tempo e dinheiro e ainda gera mais vendas para sua empresa.   

É possível elaborar mais de uma persona para o seu negócio, entretanto, cuidado para que sua estratégia não se perca: não trace vários perfis de consumidores ideais. Saiba analisar os clientes que você já tem – aqueles que são muito frequentes, os muito satisfeitos e também os insatisfeitos. A partir disso, trace alguns perfis e encontre de uma a três personas para caracterizar o seu negócio.   

Se durante esse processo você tiver dúvidas, entre em contato conosco para que possamos trabalhar juntos nisso. Mas não deixe de reconhecer a importância da persona na captação de clientes ainda mais qualificados.