O marketing de conteúdo é realmente a bola da vez?

Estamos no século XXI. Será que o marketing de conteúdo realmente é a bola da vez? Vivemos em um mundo onde todas as relações são fluidas: desde as mais próximas, entre parentes consanguíneos, até as relações comerciais mais antigas. Tudo o que conhecemos muda rapidamente, e é cada vez mais difícil conquistar alguém – seja um namorado(a) ou mesmo um cliente.   

Saímos de uma era de comunicação massiva, quando nos reuníamos na frente da televisão com toda a família para assistir aos telejornais e entramos na era da personalização. Nós não somos mais parte de uma massa homogênea. Nós nos tornamos indivíduos com gostos específicos – principalmente de consumo de mídia.   

“Certo, mas o que minha empresa tem a ver com essa mudança de comportamento?”. Tudo, afinal, se você tem uma empresa, sabe que é necessário manter relacionamentos com fornecedores e clientes. Por isso, é importante compreender como as pessoas estão consumindo mídias. Hoje o consumidor não é passivo – pelo contrário: existem diversas maneiras de comparar um produto ou serviço antes mesmo de fechar negócio. E isso serve tanto para os relacionamentos B2C quanto para B2B, afinal, estamos falando de vendas.   

Hoje, não basta divulgar o seu produto ou serviço e suas melhores condições. É preciso gerar valor para quem está conhecendo o seu negócio. Assim como todo relacionamento, é preciso oferecer vantagens para a outra parte interessada. E quando falamos de vantagens é tudo aquilo que o seu possível cliente vai ganhar sem precisar pagar nada por isso. E essas vantagens, no marketing de conteúdo, é, como o nome já diz, conteúdo.    

Estamos na era da informação, portanto, tudo o que você puder passar de conhecimento para seu possível cliente será vantajoso não só para ele, mas principalmente para você. Em duras palavras, é como iniciar um vício em alguém: comece com poucas doses e, quando pedirem por mais, jogue sua oferta e venda. A compra será natural, pois o cliente já confia tanto na sua empresa que será possível fechar negócio até mesmo de olhos fechados.   

O marketing de conteúdo funciona de acordo com o seguinte processo:   

  1. Atrair 

  2. Envolver   

  3. Gerar valor   

  4. Gerar negócios   

É através de um bom conteúdo que você consegue cativar o usuário, “viciá-lo” em você e construir um relacionamento verdadeiro com ele. E lembre-se: um bom conteúdo não é aquele que vende, mas aquele que gera valor para o usuário/cliente.    

O marketing de conteúdo, além de agregar para a construção da imagem da sua empresa no mercado, também possui diferenciais que o tornam, definitivamente, a bola da vez.

São eles:  

  • Aumenta o tráfego do seu site 
  • Gera brand awareness  
  • Aumenta o engajamento e o lifetime-value da marca  
  • Reduz o Custo de Aquisição de Clientes   

Se você ainda tem dúvidas se o Marketing de Conteúdo vai funcionar para sua empresa, marque uma conversa conosco. E se você já se convenceu de que isso é tudo o que seu negócio precisa, nós temos este serviço para você.