A importância da marca para empresas de TI

Antes de entender a importância da marca para empresas de TI, é preciso compreender o significado de uma marca. Em sentido estrito, ter uma marca significa possuir um sinal gráfico que represente e sinalize a empresa. Em sentido amplo, ter uma marca significa “ser lembrado”, “estar presente”. Quando falamos que “fulano tem uma marca muito forte” significa que esse “fulano” tem credibilidade no mercado, sabe gerar valor para seus clientes e é referência na sua área. Portanto, aqui já compreendemos que ter uma marca é muito mais do que simplesmente criar um símbolo que identifique a empresa.  

Quando trabalhamos na área de TI, nossa cabeça está, muitas vezes, voltada apenas para o desenvolvimento de um produto e para a correção das possíveis falhas em seu sistema. Entretanto, é necessário pensar mais além. Afinal, não adianta ter um produto perfeito e nenhuma venda realizada.  

Para explicar um pouco sobre isso, vamos pensar na Nike. Por que você escolhe comprar uma camisa com os dizeres “Just do it” ao invés de comprar aquela que tem um puma na frente? A Nike, ao contrário de muitas outras marcas do seu segmento, não vende apenas produtos: vende um estilo de vida. Quando você escolhe uma camiseta que diz “apenas faça”, não foi só a cor que chamou sua atenção, e nem mesmo o tecido. Foi a ideia de fazer parte de algo maior: uma verdadeira legião de corredores, esportistas, de gente que faz acontecer. Esse é o papel de uma marca forte: vender sonhos.  

Talvez você esteja pensando: “certo, a Nike é sensacional. Mas eu não trabalho com artigos esportivos, e sim com tecnologia!”. Então vamos pensar na Apple. Essa empresa de tecnologia transformou o mercado não só com seus produtos, mas principalmente com sua ideologia. E, lembre-se: a Apple não nasceu gigante. Sim, ela já foi uma pequena empresa, que se transformou numa empresa média e, aos poucos, foi ganhando ainda mais o mercado.  

Desde os seus primeiros anúncios, a mensagem a ser comunicada já era clara: quem usa Apple, pensa diferente. Desde sempre a comunicação da marca foi voltada para provocar os consumidores a testar algo novo, fora da curva, algo que fosse único. Foi assim que a empresa conseguiu se destacar. Afinal, ninguém se apaixona pela cabeça, mas sim pelo coração: é preciso entender as dores dos seus clientes e vender para eles uma solução – não um novo aparelho. Aqui vemos, novamente, a importância da marca para as empresas de TI. 

Quando sua empresa descobre os problemas dos seus clientes e cria um produto que soluciona a vida deles, o que falta é comunicar essa solução. É aí que entra a necessidade de uma marca forte e diferenciada. O que faz com que seus clientes se lembrem de você? O que faz com que comprem de você e não do seu concorrente?  

Aqui estão algumas das vantagens de construir uma marca forte para sua pequena ou média empresa de TI:  

  • Ser lembrado. Com um slogan ou uma apresentação visual forte, as pessoas vão se lembrar que, quando tiverem um problema, sua empresa poderá resolvê-lo. 
  • Conquistar confiança. Através de uma comunicação clara e limpa, seus clientes serão atraídos e não terão medo de confiar no seu trabalho. 
  • Ganhar publicidade gratuita. Quando você tem uma marca forte, você é lembrado e transmite confiança. A partir disso, outros clientes virão a partir de recomendações. 

Mas atenção: nenhuma marca se constrói da noite para o dia. Portanto, além de uma comunicação eficaz realizada através de marketing de relacionamento, anúncios patrocinados e gerenciamento de mídias sociais, é preciso manter um ótimo padrão de atendimento – que é um fator decisivo na hora de realizar uma compra.