Aprendizados do marketing em 2021: o que absorvemos até agora?

Se em 2020 todo o planeta levou um grande susto com o início da pandemia, agora, um ano depois, já podemos conversar sobre os aprendizados do marketing em 2021. Sim, muita coisa mudou em um ano. Há até quem diga que a pandemia foi o principal Head de Tecnologia das empresas em todo o planeta. Afinal, com a necessidade do isolamento, as soluções digitais precisaram crescer e se desenvolver para que todos pudessem trabalhar e viver na nova realidade. 

Durante o ano de 2020, muito se falou sobre o “novo normal”. Ou seja, uma nova maneira de enxergar a vida e os negócios como um todo. Nesse momento de adaptação, testes foram realizados, padrões foram estabelecidos e tendências começaram a se consolidar. Mas então, quais são os aprendizados do marketing em 2021? O que absorvemos até agora? 

O mundo digital agora é pra valer 

Se algumas empresas estavam iniciando sua inserção no mundo digital, durante a pandemia essa mudança foi indispensável. Com mais pessoas trabalhando fora do escritório, as soluções as a service tomaram conta do mercado. 

Se, antes, era preciso ir até o escritório para se relacionar e ter todas as informações disponíveis, agora a nuvem é a bola da vez. 

Além disso, com mais pessoas em casa, a maneira de consumir mídia também se transformou. Aqui temos dois dados interessantes sobre isso: 

  • Aumento do consumo de mídia: só em março do ano passado, a busca por sites de “Informação”, categorizados como “Notícias”, saltou de uma média de 440 milhões de pessoas por dia, para mais de 560 milhões de usuários, representando um aumento de mais de 27%. 
  • Deslocamento do investimento de mídia offline para a publicidade digital: em faturamento absoluto, o Cenp (2020) apontou um investimento total na internet de R$ 3,78 bilhões em 2020 – 1,65% a mais do que em 2019. 

Com mais pessoas em casa, em isolamento, o entretenimento passou a ser virtual. Devido a isso, o consumo de TV e de mídias sociais aumentou expressivamente, caracterizando uma grande oportunidade para a criatividade e as vendas.  

Entretanto, com a retração na economia e a incerteza sobre o futuro da pandemia ainda em 2020, segundo pesquisa da Nielsen, muitos anunciantes ficaram receosos e reduziram seus investimentos em mídia, principalmente na mídia tradicional – offline. Mas já com o avanço das vacinações, a publicidade voltou a crescer e, junto a ela, a expectativa de bons negócios sendo fechados com a ajuda da publicidade digital. 

A partir desse cenário, a área do marketing em 2021 se apresenta da seguinte maneira: 

  • Crie conteúdo, ele é rei 

As pessoas estão sempre buscando sobre produtos e serviços online, e com o poder de compra reduzido, elas precisam entender melhor se o investimento vale a pena. Pensando nisso, invista na criação de conteúdos autênticos para a sua marca, que faça ela ser reconhecida como autoridade no assunto. 

  • Invista na manutenção do relacionamento

O custo de atração de um novo cliente costuma ser muito maior do que o custo de mantê-lo fidelizado. Por isso, esteja sempre atento ao seu nível de atendimento e faça o possível para gerar recorrência. Ou seja, invista em canais como e-mail marketing para nutrir os seus clientes com informações relevantes e segmentadas, além enviar media kits específicos para seus clientes. 

  • Pense fora da caixa e saiba a dor do seu cliente 

Esteja atento às novas estratégias de comunicação. Em um período de grandes mudanças é comum que as estratégias que funcionavam no passado hoje não funcionem mais. Se antes você tinha uma grande equipe de call center para ligações frias, por exemplo, hoje talvez seja mais rentável investir na automação e no atendimento omnichannel. Ou mesmo investir em estratégias de Inbound Marketing, que trabalham a marca da sua empresa durante toda a jornada de compra do consumidor. Está na dúvida em como começar uma nova estratégia? Se necessário, busque um parceiro estratégico para cuidar da sua comunicação. 

E a sua empresa? Já está colocando esses pontos em prática? Quanto mais presentes na jornada do cliente, maiores são as chances de conversão. E essa é uma das funções do marketing, especialmente agora em 2021: otimizar recursos e aumentar os resultados.