Quando falamos de “diferencial” no mundo dos negócios, falamos daquilo que gera valor para seus clientes. É aquilo que faz o cliente preferir você, e não o seu concorrente. Neste texto você vai descobrir como criar e divulgar o diferencial do seu negócio.
Antes de tudo, é necessário ter um diferencial claro e que supere às expectativas do seu público alvo. Para isso, realize, antes de tudo, uma pesquisa com seus potenciais clientes:
- O que eles valorizam quando procuram por serviços como o seu?
- Que tipo de problemas eles buscam resolver quando contratam seus serviços?
- De que forma eles ficariam surpresos ao contratarem seu serviço?
Depois de coletar esses dados do seu target, faça um breve benchmarking: pesquise como outras empresas do mesmo ramo que o seu estão vendendo seus produtos.
- Quais são os diferenciais dessas empresas?
- O que elas estão oferecendo e você não?
- Quais estratégias você pode trazer para o seu negócio?
Faça uma análise de todos os dados recolhidos e reflita: o que meus clientes querem, que meus concorrentes não têm e que eu posso ter? Talvez essa seja uma pergunta complicada, mas vamos dividi-la em três partes:
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Descubra o que seu cliente quer.
Se você já conhece tudo o que sua empresa pode oferecer, entenda tudo o que se passa na cabeça do seu cliente. Descubra como você pode se destacar para que seus clientes nunca se esqueçam da sua marca.
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Entenda as fraquezas dos seus concorrentes.
Estude o seu mercado e analise quais as maiores reclamações dos consumidores com a sua concorrência: o atendimento é ruim? O produto é de baixa qualidade? A assistência pós-venda é inexistente? O site ou as mídias sociais têm informações insuficientes?
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Invista no seu diferencial de acordo com as falhas dos concorrentes.
Após compreender o que seus clientes querem e o que falta no mercado, você já tem a faca e o queijo na mão. Basta usar essas informações a seu favor para ter um diferencial único.
Até aqui, você aprendeu sobre como é importante ter um diferencial e também como criá-lo para que sua empresa possa agregar valor aos seus clientes. Tudo isso vai ajudar na divulgação boca a boca do seu negócio e, assim, você ganhará credibilidade e notoriedade. Ou seja, publicidade gratuita.
Entretanto, é necessário ampliar o poder dos depoimentos desses clientes satisfeitos: replique e/ou responda a todos os comentários em suas redes. Se envolva com os clientes, queira entender suas outras dores e construa relacionamentos. Isso, somado ao seu diferencial técnico, trará ainda mais clientes para o seu negócio. Além disso, com o monitoramento constante desses comentários, será possível criar produtos e serviços ainda melhores para sua empresa, que se destacarão ainda mais no mercado. Essas são as grandes vantagens de criar e divulgar o diferencial do seu negócio.