O marketing digital B2B é composto por uma série de estratégias que valorizam a marca, educam os clientes e facilitam o fechamento dos negócios na área de tecnologia. Entretanto, ainda existe resistência por parte dos decisores para investirem nesse setor. Os motivos são diversos: desde o completo desconhecimento até mesmo a escassez de recursos.
Aqui, vamos mostrar para você o que pode ser feito para influenciar os decisores das empresas de TI a investir em marketing digital B2B.
Identificando o motivo da resistência
Antes de qualquer abordagem junto ao seu diretor, é importante que você entenda os motivos que levam à descrença no marketing digital B2B. Só será possível começar algum tipo de argumentação quando você conhecer a razão da resistência:
- Falta de conhecimento na área
Muitos tomadores de decisão, acabam se tornando especialistas em tecnologia e, ainda que precisem lidar com a área de vendas, se esquecem de que o marketing é um recurso importante para impulsionar o faturamento.
Por causa disso, os estudos na área acabam ficando para o segundo plano e o marketing digital B2B deixa de ser pauta estratégica.
2. Experiência anterior mal sucedida
Outros, por sua vez, já tiveram alguma experiência ruim com o marketing digital B2B, provavelmente não conseguindo os resultados esperados.
Nesse caso, é preciso entender ainda se a experiência não foi boa pelo tempo do experimento, pela falta de acompanhamento ou pela má execução dos planos de marketing.
3. Falta de recursos
Um ponto relevante na resistência por parte de quem decide na sua empresa é, também, a falta de recursos para o investimento em marketing digital B2B: seja ele financeiro ou de pessoal.
Para cada problema, uma argumentação
Depois do motivo da resistência ser identificado, está na hora de começar a argumentação:
- Se falta conhecimento ou a experiência anterior foi ruim, seja você o pilar da estratégia
Vá em busca de casos de sucesso de marketing digital B2B e insira dados relevantes em conversas com seu decisor. Isso ajuda a mostrar que as estratégias de marketing são relevantes para as vendas, e trazem resultados reais.
- Se faltam recursos, mostre alternativas viáveis
Seja por falta de investimento financeiro, de pessoal ou de tempo: sempre existirão alternativas. Talvez, investir em uma equipe específica pode ser muito custoso, mas é possível terceirizar a operação de marketing, por exemplo. Com isso, a empresa ganha tempo, aumenta os resultados e não precisa fazer contratações ou capacitações.
Benefícios de contratar uma agência de marketing B2B para empresas de TI
Na hora de pensar na terceirização, considere contratar uma agência de marketing especializada em B2B, pois isso vai garantir diversos benefícios, como:
- Profissionais especialistas
- Melhores práticas do mercado
- Custo reduzido, quando comparado à contratação de pessoal
- Agilidade nas entregas
Para entender melhor sobre essa possibilidade e descobrir como uma agência pode ajudar nos resultados da sua empresa através do marketing, entre em contato com a gente e marque uma conversa, sem compromisso.