marketing de produto

Marketing de produto: como trabalhar essa estratégia em empresas de TI

Você já deve saber que o marketing tem muitas vertentes. Dentre elas, o marketing de produto, que vai ser o foco do nosso post de hoje! 

Com tantas nomenclaturas, você pode estar se perguntando: mas qual a diferença do marketing “padrão” para o marketing de produto? Bem, tudo começa pelo próprio nome. O marketing de produto é responsável por garantir que a comunicação dos produtos, geralmente de tecnologia, esteja conectando a solução que ele promove às pessoas certas. 

Em outras palavras, ele é responsável por compreender os consumidores, alinhando a comunicação a esse público. 

As principais funções dessa área são: 

  • Posicionar o produto; 
  • Criar a mensagem da empresa sobre o produto; 
  • Construir diferencial competitivo do produto; 
  • Alinhar as equipes de Vendas e Marketing. 

Sua importância se dá, principalmente, quando um produto novo está sendo lançado no mercado, ou quando existe um reposicionamento para um novo mercado. 

Marketing de produto e gestão de produto: qual a diferença? 

Depois dessa definição das principais funções e da importância do marketing de produto para as empresas, é provável que você se perca em algumas definições. 

Por exemplo: qual a diferença entre esse tipo de marketing e a gestão de produto? São duas fases diferentes.  

A gestão cuida do desenvolvimento de produtos, de acordo com as necessidades de mercado. Já o marketing, vai trabalhar no lançamento e na oferta, quando o produto já estiver pronto. 

Vantagens de investir em marketing de produto 

  • Diferenciação no mercado 

A comunicação é o que transformará o produto. Com um posicionamento de marca forte, valorizando suas características e principais dores que ele resolve, fica mais fácil se diferenciar no mercado. 

  • Personalização 

Quando compreendemos o que o seu público alvo precisa, fica mais fácil personalizar a comunicação. Assim, fica mais fácil atender às necessidades dos usuários, oferecendo respostas para suas principais dúvidas. O mais importante, entretanto, é garantir que as ações sejam feitas para os públicos certos, no momento certo. Isso vai fazer toda a diferença na hora de chamar atenção em um novo mercado. 

  • Design e propaganda estratégicos 

O marketing de produto contribui com a precificação e com o design do produto. Tudo para que a oferta para o mercado seja trabalhada com assertividade, com a mensagem clara de solução para problemas de seus futuros clientes. 

Esses quesitos são muito importantes, pois permitem uma comunicação coerente, entre o que está sendo dito nas divulgações e o que o sistema oferece. 

  • Alinhamento das equipes 

O marketing de produto tem um papel essencial na empresa: unir os times de produto, design, marketing e vendas. É essa área que vai conectar todas as “pontas soltas” e garantir uma comunicação única, que seja simples e completa, para explicar todas as possibilidades que a solução oferece para os clientes. 

E você? O que achou dessa área? Soluções de tecnologia requerem empenho no lançamento de seus produtos e soluções, e o marketing de produtos tem papel fundamental para alavancar demandas e escalar suas vendas. Ao desenvolver uma estratégia de comunicação, considere essa área tão importante! 

Quer saber como o marketing pode alavancar sua empresa de tecnologia? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar.