Você já deve saber que o marketing tem muitas vertentes. Dentre elas, o marketing de produto, que vai ser o foco do nosso post de hoje!
Com tantas nomenclaturas, você pode estar se perguntando: mas qual a diferença do marketing “padrão” para o marketing de produto? Bem, tudo começa pelo próprio nome. O marketing de produto é responsável por garantir que a comunicação dos produtos, geralmente de tecnologia, esteja conectando a solução que ele promove às pessoas certas.
Em outras palavras, ele é responsável por compreender os consumidores, alinhando a comunicação a esse público.
As principais funções dessa área são:
- Posicionar o produto;
- Criar a mensagem da empresa sobre o produto;
- Construir diferencial competitivo do produto;
- Alinhar as equipes de Vendas e Marketing.
Sua importância se dá, principalmente, quando um produto novo está sendo lançado no mercado, ou quando existe um reposicionamento para um novo mercado.
Marketing de produto e gestão de produto: qual a diferença?
Depois dessa definição das principais funções e da importância do marketing de produto para as empresas, é provável que você se perca em algumas definições.
Por exemplo: qual a diferença entre esse tipo de marketing e a gestão de produto? São duas fases diferentes.
A gestão cuida do desenvolvimento de produtos, de acordo com as necessidades de mercado. Já o marketing, vai trabalhar no lançamento e na oferta, quando o produto já estiver pronto.
Vantagens de investir em marketing de produto
- Diferenciação no mercado
A comunicação é o que transformará o produto. Com um posicionamento de marca forte, valorizando suas características e principais dores que ele resolve, fica mais fácil se diferenciar no mercado.
- Personalização
Quando compreendemos o que o seu público alvo precisa, fica mais fácil personalizar a comunicação. Assim, fica mais fácil atender às necessidades dos usuários, oferecendo respostas para suas principais dúvidas. O mais importante, entretanto, é garantir que as ações sejam feitas para os públicos certos, no momento certo. Isso vai fazer toda a diferença na hora de chamar atenção em um novo mercado.
- Design e propaganda estratégicos
O marketing de produto contribui com a precificação e com o design do produto. Tudo para que a oferta para o mercado seja trabalhada com assertividade, com a mensagem clara de solução para problemas de seus futuros clientes.
Esses quesitos são muito importantes, pois permitem uma comunicação coerente, entre o que está sendo dito nas divulgações e o que o sistema oferece.
- Alinhamento das equipes
O marketing de produto tem um papel essencial na empresa: unir os times de produto, design, marketing e vendas. É essa área que vai conectar todas as “pontas soltas” e garantir uma comunicação única, que seja simples e completa, para explicar todas as possibilidades que a solução oferece para os clientes.
E você? O que achou dessa área? Soluções de tecnologia requerem empenho no lançamento de seus produtos e soluções, e o marketing de produtos tem papel fundamental para alavancar demandas e escalar suas vendas. Ao desenvolver uma estratégia de comunicação, considere essa área tão importante!
Quer saber como o marketing pode alavancar sua empresa de tecnologia? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar.