Ter um planejamento digital é indispensável nos dias de hoje. Quando falamos que vivemos na Era Digital, significa que vivemos na era da velocidade, da transformação e da simultaneidade. É por causa dessas três características que nos relacionamos, comunicamos e consumimos de um jeito diferente e cada vez mais fluido. Nesse ambiente, onde tudo é passageiro e muito visual, é importante estabelecer os canais corretos para a consolidação da sua marca e, assim, gerar cada vez mais vendas.
É comum ficar na dúvida sobre qual a melhor rede social para estar presente e, por causa disso, muitas vezes pensamos que é necessário estar em todos os lugares ao mesmo tempo: LinkedIn, Instagram, Facebook, Youtube, Spotify… Entretanto, nesse mundo de “muito”, faça pouco: descubra onde o seu público está e mantenha o foco nessa rede social. Por isso é importante ter planejamento digital.
É preciso traçar uma estratégia de comunicação para gerar engajamento e, assim, transformar a sua marca. Por isso, defina objetivos:
Daqui a 2 anos, como eu quero que minha marca esteja no mercado?
Como eu quero que as pessoas vejam minha empresa?
A partir de questionamentos como esses, será possível definir o melhor lugar para se estar.
Cada rede social possui particularidades e linguagens específicas. Por isso, tome cuidado com o tipo de conteúdo que posta em cada uma delas: um vídeo para o Youtube, se replicado integralmente no Facebook, por exemplo, não é terá o mesmo desempenho nas duas redes. Assim como um texto no LinkedIn não terá o mesmo alcance se replicado na legenda de um post no Instagram. Não caia no erro de querer estar em todos os lugares ao mesmo tempo, principalmente se você quiser tomar conta das redes da sua marca sozinho.
É preciso entender as preferências do seu público-alvo e encontrar o melhor meio e a melhor linguagem para traduzir como a solução que sua empresa oferece pode transformar a vida das pessoas. Quando você descobrir isso, será mais fácil compreender as preferências desse público devido aos relatórios gerados e acompanhar qual tipo de conteúdo esse público gosta e se engaja através do perfil da sua marca.
Em todos os meios, mas principalmente no digital, a máxima “quem não é visto não é lembrado” é verdadeira. E, nas redes sociais, “ser visto” é, muitas vezes, ter engajamento. Por isso, seja popular: fique imerso nas preferências do seu público e mantenha sua marca presente nas curtidas, comentários e compartilhamentos. Para que isso aconteça de forma eficaz, escolha bem as redes nas quais sua marca estará ativa. Dessa forma será possível acompanhar mais de perto as reações do seu público. Nesse caso, é mais importante dar um tiro de sniper do que mil tiros de metralhadora. Escolha poucos meios e, nesses meios, faça muito.